Comitivas de Bebedouro e Guariba visitam a Empro

Representantes das Prefeituras de Bebedouro e Guariba estiveram nesta quarta-feira (17/6) em São José do Rio Preto visitando a Empro […]

17 de junho de 2009
Representantes das Prefeituras de Bebedouro e Guariba estiveram nesta quarta-feira (17/6) em São José do Rio Preto visitando a Empro – Empresa Municipal de Processamento de Dados. As comitivas vieram conhecer o Ganha Tempo Empresa e o Ganha Tempo Cidadão, programas da administração municipal.
Várias prefeituras de todo o País têm ligado solicitando agendamento para conhecer os programas do município. Recentemente, a Secretaria da Fazenda e a Empro receberam técnicos de Manaus (AM), eles vieram em busca do know how do governo municipal nos dois serviços eletrônicos.

Os programas são links que estão disponíveis no site oficial da Prefeitura, Portal Rio Preto, no endereço www.riopreto.sp.gov.br. No caso do Ganha Tempo empresa, as pessoas podem abrir, encerrar, alterar endereços, obter autorização para impressão de notas fiscais, entre outros serviços ligados à atividade empresarial.

Além dos serviços que a Secretaria da Fazenda já vinha oferecendo via Internet, e que facilitam a vida do empresário, do contador e do contribuinte, com o novo programa, lançado em março, foram incluídos três novos produtos: GDE – Gestão de Valor Adicionado Fiscal; a AIDF – Autorização para Impressão de Documentos Fiscais e a NFe – Nota Fiscal Eletrônica.

Com a Aidf, as empresas e profissionais podem obter autorização para a impressão de seus talonários de Notas Fiscais, de forma totalmente gratuita, sem precisar se dirigir a postos de atendimento e pegar fila.

Com a Gestão do Valor Adicionado Fiscal o município tem um controle mais efetivo nos repasses da quota do ICMS –Imposto sobre Circulação de Mercadorias feitos pelo governo do Estado.

Antes, o cálculo do Valor Adicionado Fiscal era feito manualmente, após a remessa, em papel, das informações prestadas pelas empresas e contadores. A partir do Ganha Tempo Empresa, o envio dos dados é feito pela Internet, o que dá maior agilidade para se verificar e analisar os recursos repassados pelo governo paulista.

No Ganha Tempo Cidadão, a pessoa encontra todos os serviços oferecidos pela administração municipal como de alteração de cadastro, emissão de certidões, programas sociais, entre outros.

Pela comitiva de Bebedouro, estiveram visitando a Empro o diretor do departamento de arrecadação de tributos, João Batista Carizio, o diretor de tecnologia da informação, Itamar Corrêa de Oliveira, e o sub-diretor de gabinete, Gelson Ginetti.

Da cidade de Guariba vieram o diretor de tributação, Gilberto Peixoto, e o diretor de lançadoria de tributação, José Nildo Defante.

Gláucia Lacerda