78 anos do Mercadão são festejados com Sinfônica e dezenas autoridades

Data marca a entrega das obras de quase R$ 6 milhões para ampla revitalização do prédio tombado

20 de julho de 2022

O entardecer desta terça-feira (19) foi de grande alegria para os rio-pretenses, em especial para aqueles que têm uma relação próxima com o Mercado Municipal, principal ponto de encontro e um dos cartões-postais de Rio Preto.

Além da comemoração dos 78 anos de fundação, o dia tornou-se histórico pela entrega das obras de revitalização do prédio tombado pelo Comdephact – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico.

“Estou extremamente feliz em participar deste dia memorável, que um dia, há muitos anos, foi uma feira livre aqui na rua Antônio de Godoy. O Mercadão é um lugar simbólico, um patrimônio de todo rio-pretense, onde vamos receber muitas visitas e viver ainda mais momentos agradáveis entre amigos. Meus sinceros agradecimentos e desejos de sucesso aos concessionários que dão vida a este lugar que está no coração da nossa cidade”, disse o prefeito Edinho Araújo, durante a reinauguração.

O investimento total realizado pela Prefeitura foi de R$ 5.936.722,99.

Foram realizados: melhoria da estrutura e troca do telhado; reforma geral dos sanitários internos, copa, sala de administração, depósito, sala sem uso, hall da entrada principal e hall da escada interna; troca do piso do salão principal e demais salas internas; reforma e pintura do forro do salão principal; implantação de divisas/forros em gesso (bancas e boxes); sistema de proteção a incêndio (bombeiro); sistema de ar-condicionado; implantação de decks na área externa; instalação de ombrelones, mesas e cadeiras; pintura geral do prédio; implementação de acessibilidade para PCD, incluindo instalação de elevador. Também foram adquiridas e instaladas novas câmaras frias e está em finalização a reforma elétrica que dará melhor suporte à estrutura.

“Foram muitos os desafios de modernizar um prédio tombado, só sendo possível com a cooperação de toda administração municipal e a compreensão dos concessionários, que optaram por manter as atividades durante as obras. Nossa sensação é de dever cumprido, uma vez que devolvemos à cidade o Mercadão à altura que ela merece”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento Pedro Pezzuto, à frente do projeto.

Como comerciantes e população já vêm desfrutando das melhorias estruturais, algumas das mudanças mais aclamadas são a sanidade do local, a climatização com ar-condicionado, a área externa com mesas e ombrolones e os banheiros acessíveis a todos.

Com a reorganização do layout interno e a padronização de boxes e bancas, o Mercadão passou de 29 unidades comerciais para 35. Desse total, 5 estão para ser inauguradas; há um espaço destinado à cafeteria/casa de suco a ser licitado e mais um em processo de desocupação.

A cerimônia comemorativa foi abrilhantada pela Orquestra Sinfônica de Rio Preto, sob a regência do maestro Gilmar de Assis, que recepcionou o público com peças musicais e conduziu os hinos nacional e municipal.

Os mais antigos concessionários foram homenageados pelo prefeito Edinho com a entrega de placas de reconhecimento pelos trabalhos prestados. O prefeito, por sua vez, foi homenageado pelos comerciantes por meio de placa de entrega pelo Conselho do Mercado Municipal.

Prestigiaram o evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social Maria Elza Araújo; o vice e secretário de Planejamento Orlando Bolçone, acompanhado de sua esposa Vanda; os secretários e gestores municipais Adriana Romano (Trabalho e Emprego), Maria Cristina Godoy (Mulher); Jorge Luis de Sousa (Desenvolvimento Econômico), Mário Soler (Comunicação), Zeca Moreira (Chefe de Gabinete), Jair Moretti (Governo), Fabiana Zanchetta (Educação), Pedro Ganga (Cultura), Israel Cestari (Obras), Ângelo Bevilacqua (Empro), Rodrigo Juliano (Emurb), Manoel Gonçalves (Habitação), Amauri Hernandes (Trânsito), Nicanor Batista (Semae), Victor Cornachione (Guarda Civil Municipal), Fábio Marcondes (Esportes) e Jean Dornellas (Procon). Também estiveram presentes o presidente da Câmara Pedro Roberto e os vereadores Jean Charles, Odélio Chaves, Paulo Pauléra, Cláudio De Giulli, Jorge Menezes, Bruno Moura e cabo Júlio Donizete.

Semana do Mercado Municipal

Durante esta semana até domingo (24), o Mercadão continua em festa com dezenas de shows musicais e atrações culturais. Os estabelecimentos comerciais vão funcionar até 21h, de segunda a sexta-feira, e no fim de semana, até 16h. A seguir, veja a programação completa a cada dia e reúna familiares e amigos para prestigiar.

Novos horários

A partir de 25 de julho, o expediente do Mercadão será ampliado em uma hora, fechando às 19h. O horário de abertura permanece às 7h, de segunda-feira a domingo, sendo facultativo aos lojistas. O atendimento ao público a partir das 8h é obrigatório a todos. O fechamento passa das 18h para 19h, de segunda a sexta-feira. No sábado, será às 14h e no domingo, às 13h. A praça de alimentação funcionará em horários diferenciados, em caráter experimental. De quarta a sexta-feira, os estabelecimentos funcionarão até 21h e aos sábado e domingos, até 16h.

Programação Semana do Mercado Municipal

Quarta-feira (20)
9h30 Duo Passarin – Contação de causo
10h Marshall e Sky da Patrulha Canina