A Escola de Gestão Pública “Ana Maria Vilela” promoverá o curso de “Microsoft Office 365 Web – Explorando seus Recursos nas Nuvens”.

O curso “Microsoft Office 365 Web – Explorando seus Recursos nas Nuvens”, tem a proposta de oferecer capacitação dos funcionários […]

29 de junho de 2021

O curso “Microsoft Office 365 Web – Explorando seus Recursos nas Nuvens”, tem a proposta de oferecer capacitação dos funcionários da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, possibilitando a todos os participantes a conhecerem melhor os recursos disponíveis no Microsoft Office Online (versão gratuita), proporcionando praticidade, agilidade, recursos incríveis e o melhor: diretamente do armazenamento nas nuvens.

O curso será ministrado pelo Educador Interno Gustavo Alessander Costa FávaroProfessor de Educação Básica I na rede municipal de ensino. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Ciências da Computação. Especialista em Alfabetização e Letramento.

Público-alvo: Servidores da Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Rio Preto. É necessário ter acesso a internet e preferencialmente um computador (para obter uma melhor experiência com os recursos disponíveis).

Carga horária: 5 horas.

Aulas dias: 21 de outubro e 08 de novembro
Hora: 18 às 20h30

Link para inscrição:
https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/inscricao.php/inscricao?id=IyxTKFUKYAo=

Lista de espera: https://forms.gle/HhFXCRYcqkZQeics5

 

I) CONTEÚDO:

 

RECURSOS BÁSICOS DO MICROSOFT OFFICE 365 WEB:

 

WORD 365 WEB:

  • CONCEITOS
  • TELA INICIAL
  • OPÇÕES GLOBAIS
  • CONFIGURAR
  • DIGITAÇÃO
  • SALVAR
  • FORMATOS A SALVAR
  • NOMEAR
  • CRIAR UM PARTINDO DE OUTRO
  • MARGENS DE FORMULÁRIO X MARGENS DE PARÁGRAFOS
  • PARÁGRAFOS:
  • DIVIDIR
  • JUNTAR
  • ALINHAR
  • MUDAR DE LINHA NO MESMO PARÁGRAFO
  • DESLOCAR A PRIMEIRA OU AS DEMAIS LINHAS
  • DESLOCAR VIA TABULAÇÃO, MENU E RÉGUA
  • ESPACEJAMENTO ENTRE LINHAS E ENTRE CARACTERES
  • COPIAR
  • TRANSFERIR
  • ELIMINAR
  • RECUPERAR
  • LOCALIZAR
  • SUBSTITUIR
  • FORMATAÇÃO E EFEITOS:
  • FONTE
  • PARÁGRAFO
  • BORDAS
  • CORREÇÃO ORTOGRÁFICA
  • DESFAZER FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFO E DE FONTE
  • CABEÇALHOS SUPERIOR E INFERIOR
  • ANÁLISE GERAL DO PROCESSO DE IMPRESSÃO
  • REQUISITOS LEGAIS DE DOCUMENTOS IMPRESSOS
  • VISUALIZAR IMPRESSÃO

 

TEXTO EM COLUNAS:

  • CONCEITO DE SEÇÃO
  • QUEBRA DE SEÇÃO E DE COLUNA VISUALIZAÇÃO EM MODO LAYOUT
  • AS SEÇÕES NUM DOCUMENTO COLUNADO
  • O QUE OCORRE QUANDO SÃO ELIMINADAS QUEBRAS DE SEÇÃO
  • LINHAS VERTICAIS SEPARANDO COLUNAS
  • NAVEGAÇÃO DO CURSOR EM TEXTO COLUNADO
  • INSERIR MOLDURA OU CAIXA DE TEXTO

 

TABELAS:

  • CRIAR
  • INSERIR LINHAS
  • EXCLUIR LINHAS
  • INCLUIR LINHA DE COLUNA ÚNICA
  • COPIAR LINHA
  • SELECIONAR LINHA COM O MOUSE
  • LIMPAR CÉLULAS
  • SELECIONAR TABELA TODA VIA TECLADO
  • INSERIR LINHA NO PÉ DA TABELA
  • TRANSFORMAR EM TEXTO
  • DESLOCAR
  • REDIMENSIONAR

 

EXCEL 365 WEB:

  • CONCEITOS
  • OPÇÕES GLOBAIS
  • CONTEÚDOS DAS CÉLULAS
  • OPERAÇÕES MAIS UTILIZADAS
  • TRIDIMENSIONALIDADE
  • CONFIGURAR PÁGINA
  • ORGANIZAÇÃO DE DADOS
  • ENTRADA EFETIVA NAS CÉLULAS
  • CORREÇÃO DESISTIR DE EFETIVAR ENTRADA
  • FORMATO DE MOEDA
  • SINAL DE PORCENTAGEM
  • EXIBIR FÓRMULAS
  • PERMITIR/IMPEDIR AJUSTE DE ÍNDICES
  • ÁREA A SER IMPRESSA
  • VISUALIZAR PRÉ-IMPRESSÃO
  • CENTRALIZAÇÃO NA PÁGINA
  • IMPRIMIR
  • BORDAS
  • COR (PREENCHIMENTO E TEXTO)
  • CENTRALIZAÇÃO NO EIXO VERTICAL DA CÉLULA

 

POWER POINT 365 WEB:

  • CONHECENDO O SLIDE;
  • MODO DE EXIBIÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO DE SLIDES;
  • APRESENTAÇÃO DE SLIDES;
  • APLICAR UM LAYOUT DO SLIDE;
  • LAYOUT DE CONTEÚDOS E TEXTO;
  • OUTROS LAYOUTS;
  • USANDO UM MODELO DE DESIGN DO SLIDE;
  • ALTERANDO O PLANO DE FUNDO DO SLIDE;
  • FORMATANDO TEXTOS;
  • INSERINDO, MOVENDO E EXCLUINDO SLIDES;
  • EXCLUINDO SLIDES;
  • SLIDE MESTRE;
  • BARRA DE FERRAMENTAS SLIDE MESTRE;
  • CRIANDO SLIDES COM TABELAS;
  • TRABALHANDO COM AUTOFORMAS;
  • CRIANDO SLIDES COM IMAGENS

 

MICROSOFT FORMULÁRIO

  • EDITORAÇÃO DE LAYOUTS
  • INSERIR IMAGENS
  • EDITAR TEXTOS
  • COMPARTILHAMENTO DE PESQUISAS

 

MICROSOFT ONE DRIVE

  • FAZER DOWNLOAD E UPLOAD DE ARQUIVOS
  • COMPARTILHAR
  • RENOMEAR
  • PESQUISA INTERNA
  • MOSTRAR LOCALIZAÇÃO DE UM ARQUIVO
  • FAZER UMA CÓPIA
  • MOVER UMA PASTA OU DOCUMENTO DE LOCAL
  • CRIAR PASTAS
  • ALTERAR AS CORES DAS PASTAS
  • DEFINIR OS PRINCIPAIS ARQUIVOS PARA TELA INICIAL
  • EXCLUIR E RECUPERAR DOCUMENTOS

Informações EGP:

Para conhecimento, segue trecho da Lei Complementar 437/2014, a qual institui a Escola de Gestão Pública, referente a desistência dos cursos oferecidos:

Art. 4º.

  • 3º A desistência prévia da participação nas atividades promovidas pela Escola de Gestão Pública deverá ser comunicada à respectiva Chefia que justificará a Direção da Escola no prazo mínimo de 05 (cinco) dias úteis antes do início da atividade.
  • 4º Ao servidor inscrito que não comparecer às atividades e que não comunicar a desistência, conforme previsto no parágrafo anterior, será aplicada advertência pela Chefia, ficando vedada a sua participação em qualquer atividade da Escola de Gestão Pública durante o período de 06 (seis) meses seguintes.
  • 5º O servidor participante das atividades que venha a desistir após o início das mesmas deverá apresentar perante a direção da Escola justificativa fundamentada e endossada pela Chefia ficando, caso contrário, sujeito ao disposto no parágrafo anterior.

Antes de realizar sua inscrição, confira sua disponibilidade nas datas e horários e peça a permissão do seu superior imediato para participação.

Em caso de imprevistos, o cancelamento da inscrição poderá ser realizado, observando a legislação apresentada.

Emissão de certificado:

Art. 7º Os certificados de participação nas atividades de desenvolvimento previstas nesta Lei Complementar serão fornecidos pelo Prefeito Municipal em conjunto com o responsável pela Escola de Gestão Pública.

  • 1º Serão fornecidos certificados aos participantes com aproveitamento e que tiverem 100% (cem por cento) de frequência na atividade, admitido o percentual de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) nos casos de abono de faltas.

Comunicação EGP aos inscritos:

Fiquem atentos ao inserir seu e-mail na inscrição, ele é o nosso canal de comunicação. Informe um e-mail que acesse frequentemente.

Todas as informações do curso serão enviadas através do e-mail, como link de acesso, recados importantes e mais informações pertinentes ao curso.