Ação com Prefeitura e Judiciário atende população em situação de rua

Segunda edição do Pop Rua Jud, neste domingo, oferece diversos serviços na região do Centro Pop

3 de março de 2023

A ação Pop Rua Jud, que em Rio Preto oferece serviços para a população em situação de rua, será realizada neste domingo, dia 5/3, na região do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Jordão Reis, nº 1 – Complexo Jordão Reis. O trabalho vai mobilizar órgãos públicos e privados e a sociedade civil.

É a segunda edição do mutirão “Pop Rua Jud” de assistência aos moradores em situação de rua, com oferta de atendimento sem burocracia, de forma simplificada e efetiva. O trabalho foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, que por meio de resolução lançou a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades – PopRuaJud.

Vão participar das atividades deste domingo a Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias municipais, Empro, Emurb, Justiça (Vara da Infância e Juventude), Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Federal, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Civil, Polícia Militar, OAB de Rio Preto, Diocese, Poupatempo, Acirp, INSS, Receita Federal, universidades e Senac.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com equipe definida especificamente para esta finalidade no Centro POP, vai atender a população para identificar demandas, visando o acolhimento e encaminhamento para a rede socioassistencial e de outras políticas públicas.

“É fundamental que tenhamos estratégias para atender a população em situação de rua, e essa ação vem nesse sentido. A oferta dos serviços em um mesmo espaço facilita o acesso aos direitos básicos e à proteção social, algo extremamente importante para essa população que apresenta diversas fragilidades”, afirmou a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.

As pessoas que forem ao Centro Pop poderão regularizar os documentos pessoais, consultar benefícios do INSS, receber orientação jurídica para ingresso de ações no judiciário, fazer cadastro para benefícios, preparar petições para salvaguardar direitos urgentes, obter atendimentos de saúde, participar de atividades restaurativas de inclusão e receber encaminhamento para acolhimento. Além disso, serão oferecidos almoço e banho. Os pets da população em situação de rua também terão um espaço para atendimento e higienização.

Texto: Secretaria de Assistência Social