Agricultura reúne produtores rurais para discutir segurança alimentar em Rio Preto

Outros dois encontros reunirão agentes que atendem famílias socialmente vulneráveis

13 de maio de 2022
Primeira reunião de pré-conferência ouve pequenos produtores e agente afins da produção Foto: Fabrício Spatti
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto realizou na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do Recinto de Exposição ‘Alberto Bertelli Lucatto’, encontro com produtores rurais do município e região e outros agentes da cadeia produtiva.
Na pauta, a visão desses produtores sobre a segurança alimentar e nutricional. Liderada pelo secretário da pasta, Pedro Pezzuto, a reunião buscou identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor e acolher sugestões de melhorias.
“A solução dos desafios de garantir alimento para todas as famílias em Rio Preto está no campo, especialmente as iniciativas que colocam a agricultura familiar como protagonista”, destacou.
Desde 2017, quando a Prefeitura de Rio Preto definiu novas estratégias de fomento à agricultura familiar, os Programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar permitiram a compra de 1,6 toneladas de alimentos, significando um investimento superior a R$ 17 milhões.
“Garantimos sustento às famílias que vivem do campo, fortalecemos a produção local para o abastecimento de equipamentos públicos de assistência alimentar e também temos uma melhor qualidade desses alimentos, uma vez que participamos do planejamento produtivo”, completou Pezzuto.
Cerda de 230 pequenos produtores rurais vêm sendo beneficiados pelas inciativas governamentais, uma vez que há garantia da comercialização dos alimentos produzidos de acordo com a demanda do município.
Pré-conferência
A reunião com produtores rurais foi a primeira de um total de três, numa série que está sendo chamadas de pré-conferência. Elas antecedem a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Rio Preto em 26 de maio.
No dia 17, às 14h, o encontro será com quem realiza a entrega de alimentos à população socialmente vulnerável e, no dia 18h, às 9h, com os arrecadadores e doadores de alimentos. Essas reuniões também serão no Recinto.
O objetivo da iniciativa é incentivar o diálogo entre os agentes que hoje participam das ações de segurança alimentar e nutricional. A expectativa é que isso favoreça as discussões propostas pela Conferência, cujos detalhes serão divulgados em breve
Marcella Moreira