Alunos do curso de Cuidador de Idoso vão para fase de estágio

Formação gratuita realizada pela Secretaria do Trabalho busca fomentar emprego e renda

15 de agosto de 2023
Curso teve início em julho e, após fase teórica, segue para etapa de estágio

São José do Rio Preto tem 12,5% de munícipes com 65 anos de idade ou mais, segundo dados estimativos do IBGE para 2021*. A grande e crescente parcela de população idosa também pode ser observada pela quantidade das chamadas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), superior a 50, de acordo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

De olho na demanda, os setores econômicos e o mercado de trabalho também se movimentam para atender necessidades específicas, como a formação de profissionais cuidadores de idosos.

“Comecei cuidando da minha mãe, que ficou acamada, e descobri que amo cuidar de pessoas idosas. Decidi, então, me preparar para trabalhar com esse público”, conta Silvia Pires, de 58 anos.

Ela é uma das alunas do curso de Cuidador de Idoso, promovido pela Secretaria do Trabalho e do Emprego. Gratuita, a formação teve início em 27 de julho, com oferta de 40 vagas.

“Trabalho como plantonista e amo demais essa área. Comecei há muitos anos quando fiz um curso pago e decidi me atualizar nesse. Fiquei surpresa com a qualidade do conteúdo, que trouxe até noções básicas de enfermagem”, conta Márcia da Silva, de 45 anos.

Depois de acompanhar as aulas teóricas realizadas sempre de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, os 35 alunos que estão seguindo na formação vão para etapa final de estágio.

“Eles aprenderam sobre tipos de banho, banho em pessoas com locomoção comprometida, locomoção de pacientes, estímulo de circulação, identificação de situações de emergência, entre outros assuntos. Agora, supervisionados por profissionais de saúde, vão aplicar o que aprenderam, dentro da rotina de uma instituição”, conta a enfermeira e professora Ana Carolina de Medeiros.

O curso, que contou com parceria do Senar – Sindicato Rural de São José do Rio Preto na disponibilização de espaço físico, foi formatado para atender a constante demanda por profissionais habilitados no atendimento a pessoas idosas, e é, portanto, suficiente para que os formandos atuem em prestação de serviço ou contratados na área de cuidado e saúde.

* O IBGE anunciou divulgação de novos dados do Censo 2022, com recorte por faixas etárias, para 6 de setembro.

Texto: Marcella Moreira/Secretaria de Comunicação
Foto: Fabrício Spatti/Pref. de Rio Preto