Anel viário e ônibus são opções para chegar ao Hospital Municipal

Veja como chegar à unidade, que recebe pacientes encaminhados pela rede de saúde

18 de outubro de 2022
Cruzamento das avenidas Alberto Olivieri Filho e Nametallah Youssef Tarraf, onde está o Hospital Municipal

As rotas pelo Anel Viário J. Hawilla e o sistema de transporte coletivo de São José do Rio Preto são opções para quem precisa chegar até o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile. O novo hospital já está recebendo pacientes com agendamento prévio, encaminhados por outras unidades da rede de saúde (veja abaixo como é o fluxo de encaminhamento).

Com sua fachada voltada para a avenida Alberto Olivieri Filho, no Jardim Atlântica, o hospital é circundado por duas avenidas que fazem parte do anel viário: Nametallah Youssef Tarraf, em uma das laterais do terreno, e José Rodrigues Lisboa, aos fundos da área. A própria avenida Alberto Olivieri Filho passa a integrar o anel viário a partir da esquina do hospital, por um trecho de aproximadamente 650 metros até receber o nome de avenida Antônio Antunes Júnior.

Assim, as rotas pelo anel viário são uma boa opção para quem precisa chegar ao hospital e quer evitar a macrorregião do Centro.

O hospital municipal está localizado na macrorregião da Cidade da Criança, bem próximo da divisa com a região Pinheirinho. O motorista que vem de regiões mais ao sul de Rio Preto, como os territórios de Schmitt, Vila Toninho e HB, tem a opção de utilizar vias como a rua Doutor Lotf João Bassitt e as avenidas Nações Unidas, Benedito Rodrigues Lisboa e Abelardo Menezes, para então cruzar a rodovia Washington Luís (SP-310) pelo viaduto Waldemar de Oliveira Verdi. A partir daí, o anel viário segue pelas avenidas Dr. Ernani Pires Domingues, Octacilio Alves de Almeida, José Piedade e Prof. Bento Abelaira Gomes, chegando então à avenida José Rodrigues Lisboa, já no entorno do hospital.

Pelas áreas mais ao norte de Rio Preto, a rota de quem parte de regiões como Talhado Bosque, CEU e Pinheirinho inclui vias como as avenidas Belvedere, José Escobar Bergmann, Marco Costantini e Antônio Antunes Júnior. Esse mesmo trajeto pode ser utilizado pelos moradores da macrorregião da Represa, mas, pela disposição geográfica desta área em relação ao hospital, cruzar a região Central se torna outra opção, com o uso de vias como as avenidas Sebastião Gonçalves de Souza ou Fortunato Ernesto Vetorasso.

Mapa do Anel Viário J. Hawilla e macrorregiões

Os pacientes encaminhados ao hospital que forem de carro até o local têm à disposição 138 vagas de estacionamento, localizadas nas laterais da quadra e na frente do hospital, inclusive em bolsões no canteiro central da avenida Alberto Olivieri Filho.

Transporte coletivo

Para quem faz uso do sistema de transporte coletivo, o novo hospital pode ser acessado pela linha de ônibus 208 – São Jorge – Via Residencial América, que tem embarque na plataforma 35 do Terminal Urbano.

Esta linha teve seu itinerário alterado a partir desta segunda-feira (17/10), justamente para atender quem precisa ir até o local. Agora, os ônibus passam pela rua Mansur Buchdid, na lateral do hospital, onde há um ponto para desembarque. O tempo de viagem aproximado do ônibus é de 20 minutos, a partir da saída do terminal.

Localização do novo ponto de ônibus da linha 208

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança vai observar a demanda deste itinerário nos próximos meses, acompanhando a ampliação progressiva na quantidade de pacientes atendidos pelo hospital municipal. Entregue no dia 27 de setembro deste ano, a unidade começou a receber pacientes encaminhados da rede de saúde municipal no dia 10 de outubro, realizando atendimentos de maneira gradativa, iniciando pela especialidade de oftalmologia. Se houver necessidade, a frequência será alterada para acompanhar a demanda.

Fluxo de atendimento

O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile atende somente pacientes encaminhados por outras unidades da rede de saúde, com agendamento prévio. Inicialmente, o paciente deve passar por consulta na rede de atenção básica do município, com agendamento em uma das 28 Unidades Básicas de Saúde.

Quando houver necessidade, o paciente será direcionado ao Centro Médico de Especialidades, que tem a capacidade de realizar consultas e solicitar exames. A partir daí, pode ser feito o agendamento com a equipe do hospital municipal, para os casos de indicação cirúrgica ou de procedimentos realizados na unidade.

Para os próximos meses, está previsto que o novo hospital passe a receber também pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para casos cirúrgicos de urgência ou emergência, dentro dos parâmetros de média complexidade. As cinco UPAs de Rio Preto são e continuarão sendo porta de entrada da rede municipal de saúde para casos de urgência ou emergência.

 

Texto: Daniel Martins / Pref. Rio Preto
Fotos: Fabrício Spatti / Pref. Rio Preto

 

Arquivos

Fotos:

Vista do entroncamento das avenidas Alberto Olivieri Filho e Nametallah Youssef Tarraf – https://flic.kr/p/2nTyzxC
Vista da avenida Alberto Olivieri Filho, com Hospital Municipal e bolsões de estacionamento ao fundo – https://flic.kr/p/2nTyzxc

Imagens em perspectiva – Anel Viário e Hospital Municipal:

https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/anelviario_Hospital01.jpg
https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/anelviario_Hospital02.jpg
https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/anelviario_Hospital03.jpg

Mapa das Regiões – Anel Viário:

https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/Mapa_AnelViario_HM01-scaled.jpg

Localização – Ponto de ônibus:

https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/PontoOnibus_Hospital01.jpg