Ao som do berimbau, começa a capoeira nos Jogos Abertos

Participam das disputas 28 municípios, totalizando 100 atletas, sendo 46 mulheres e 54 homens

7 de outubro de 2023
Atletas disputam categoria angola, com movimentos mais lentos e sincronizados

O Complexo Esportivo Wilson Romano Calil, que abriga parte das competições dos Jogos Abertos do Interior, amanheceu neste sábado, 7, ao som de música que vinha dos instrumentos típicos da capoeira como berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco e o agogô, e que anunciavam ao público presente o início das competições.

A disputa começou com a participação de 28 municípios, totalizando 100 atletas, sendo 46 mulheres e 54 homens, segundo informou Leandro de Freitas Dadamo, integrante da comissão de arbitragem da capoeira e responsável pela contagem dos pontos, e pela apuração.

A capoeira é um esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e, como já foi dito agora no início, música, e foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos no final do século XVI, no Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

O fato curioso é que a música, muito importante para a competição, pois determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira, foi introduzida na época como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.

Saindo um pouco da história e voltando aos Jogos Abertos, a competição começou neste sábado com as apresentações do estilo angola, masculino e feminino, e vai até domingo onde será avaliado o estilo regional. No final, serão somados os pontos dos dois estilos, angola e regional, e aí sim será definido os campeões.

Edson Nascimento, mais conhecido como Sarará, 72 anos, diretor da arbitragem da modalidade capoeira e que integra a Fecaesp – Federação de Capoeira do Estado de São Paulo, explicou que a parte da manhã foi para o credenciamento dos atletas e para as pesagens. O dirigente elogiou a organização e o ginásio onde serão realizadas as disputas.

Sarará disse que o sonho dele é que um dia a capoeira se torne uma modalidade olímpica. “Há quarenta anos que a gente sonha com o dia em que a capoeira se transforme em um esporte olímpico. A gente discute isso há muito tempo, mas é difícil por causa de nós mestres mesmo, porque nós já deveríamos estar com a confederação, uma liga, em 180 países, mas individualmente a capoeira está presente em 120 países, mas sem ter federação ou confederação, e isso dificulta o caminho rumo às Olimpíadas.”

De acordo com o dirigente, hoje se pratica capoeira no continente africano, mas os professores, instrutores e mestres são todos brasileiros. Sarará enfatiza a importância da organização e da união para a modalidade ganhar força. “Em Angola por exemplo nem existe federação. Inclusive existem competições de capoeira até no Azerbaijão, mas é um estilo deles sem mestre brasileiro”, diz o diretor de arbitragem da capoeira.

Nos Jogos Abertos do Interior a capoeira é dividida em dois tipos principais: angola e a regional. A capoeira angola se aproxima mais da capoeira primitiva, os movimentos são mais lentos e cadenciados e são executados próximos ao solo.

Já a capoeira regional é a luta propriamente dita, a origem vem da época do Mestre Bimba, que para evitar o termo capoeira quando a prática era proibida, a denominou como “Luta Regional Baiana”. Foram introduzidos golpes novos e a movimentação é mais rápida.

Os jogos

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 188 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Cobertura

Site: www.riopreto.sp.gov.br/jogosabertos