Apeti inaugura centro de capacitação e lança programa para jovens

O Programa Alicerce, direcionado à formação de mão de obra para a área tecnológica

24 de abril de 2023

Foi inaugurado em Rio Preto nesta segunda-feira, 24, o Centro de Capacitação Compartilhado da Apeti (Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), com o lançamento do Programa Alicerce, direcionado à formação de mão de obra para a área tecnológica.
O CCC, que está instalado no Centro Incubador de Empresas do Parque Tecnológico, é um projeto de Apeti- APL TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação) e tem como objetivo central a geração e formação de mão de obra especializada em tecnologia da informação e comunicação para inserção no mercado de trabalho.

Para fazer a seleção dos jovens, foi lançado o Projeto Alicerce, com 20 vagas disponíveis para alunos do ensino médio a partir de 15 anos. Segundo a diretora social da Apeti, Yonei Scotelari, os cursos de qualificação profissional terão a duração de seis meses, com aulas três vezes por semana.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, saudou a inauguração do Centro e destacou o trabalho da Apeti na promoção do desenvolvimento tecnológico de Rio Preto, em parceria com a Prefeitura.

“Rio Preto tem um modelo eficiente, inovador e único no modelo de inovação, construído ao longo dos anos sempre em sintonia com a prefeitura e as instituições da cidade”, disse.

O presidente da Apeti, Marcelo Lorencin, falou sobre o trabalho a ser realizado no Centro de Capacitação Compartilhado, ressaltando o Projeto Alicerce “que vai fazer a escolha da primeira turma de jovens talentos na rede pública que irão participar deste projeto inédito”. Lorencin agradeceu também o apoio da prefeitura, do Parque Tecnológico e de todos os setores envolvidos na implantação do CCC.

Para o deputado estadual Itamar Borges, que destinou uma emenda parlamentar para contribuir com a construção do Centro, a importância do trabalho da Apeti não se limita a Rio Preto, mas avança positivamente também pelas cidades que integram a região metropolitana.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, representando o prefeito Edinho Araújo, o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Apeti, Marcelo Lorencin, diretores da entidade, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza, o presidente da Empro, Julio Cesar Antonio Filho, a diretora regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado) Aldina D’Amico, o vice-presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, Gilberto Mariano, representantes do Sebrae, da Fatec, da Unesp e empresários.

Texto: Adib Muanis/Secretaria de Planejamento
Fotos: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto