Artista plástico e empresário integram Galeria Aristides dos Santos

Daniel Firmino e Osvaldo Nascimento serão homenageados em solenidade no dia 24

22 de março de 2023

O artista plástico Daniel Firmino e o empresário Osvaldo Luís do Nascimento terão seus retratos inseridos na Galeria Aristides dos Santos em reconhecimento à trajetória de enfrentamento ao racismo em São José do Rio Preto. A cerimônia está marcada para o dia 24 de março, sexta-feira, a partir das 19h, no Plaza Avenida Shopping.

A ação é promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial em parceria com o Conselho Municipal Afro (CMA). A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra em 21 de março o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

O presidente do CMA, Darok Viana, ressalta a importância de o tributo reconhecer o trabalho de integrantes da comunidade negra. “Primamos por homenagear pessoas em vida, pois é um incentivo para que continuem atuando e apoiando políticas públicas voltadas à igualdade racial no município.”

A Galeria Aristides dos Santos foi instituída em 2014, por meio da lei nº 11.493, de autoria da vereadora Karina Caroline de Souza. As fotos ficam expostas permanentemente na sede da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial. A norma prevê que, anualmente, duas personalidades sejam escolhidas para ter seus nomes imortalizados na história do enfrentamento ao racismo e luta pela igualdade racial.

Firmino e Nascimento foram consenso entre a secretaria e o CMA. “Ambos mantêm trabalhos relevantes para a comunidade negra, na luta contra a discriminação, o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa. Daniel é um artista renomado para além dos limites da cidade e Osvaldo é um empreendedor, uma personalidade muito ativa”, afirma o coordenador do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir) e assessor da secretaria, Rodrigo Demecio da Silva.

Daniel Firmino da Silva nasceu em Rio Preto em 1951 e é um dos fundadores da Associação Rio-pretense de Belas Artes (Arba). O artista plástico se destaca entre os nomes da arte naïf no Brasil, com premiação no Salão Paulista de Artes Contemporâneas e menção especial na 9º Bienal Naifs do Brasil 2008, de Piracicaba. O engenheiro eletrônico e administrador de empresas Osvaldo Luís do Nascimento também é rio-pretense e atualmente ocupa a vice-presidência da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp).

Galeria

Futuramente, serão promovidas discussões para que a Galeria Aristides dos Santos seja transferida para a Casa Afro SP Brasil, projeto do governo do Estado que prevê, em parceria com prefeituras, a construção e manutenção de espaços multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra nas cidades paulistas.
Em Rio Preto, a casa está sendo erguida na Região Norte, nas proximidades do Hospital Municipal Dr. Domingo Braile. “Vamos promover tratativas com o conselho, a secretaria e a autora da lei nesse sentido de levar a Galeria Aristides dos Santos para lá”, diz Rodrigo.

A solenidade de inclusão de personalidades que fazem história no enfrentamento ao racismo na Galeria Aristides dos Santos é aberta ao público e acontece no dia 24 de março, às 19h, no piso 2 do no Plaza Avenida Shopping, situado na Avenida José Munia, 4.775, Jardim Redentor.

Darok Viana convida a população a participar: “O combate ao racismo é uma responsabilidade de todas as pessoas, em todos os setores, de todas as etnias. A gente não pode delegar apenas às pessoas negras que se importem com a superação do racismo, até porque não foi um problema colocado no mundo por pessoas negras. Então daí vem a importância de pessoas não negras estarem vinculadas, interessadas e atualizadas, no sentido de acompanhar o movimento para que possam, nos seus espaços, replicarem essas políticas de diversidade, essas ações de combate ao racismo no seu dia a dia”.

Solenidade de inclusão de personalidades na Galeria Aristides dos Santos
Data: 24/03/23 (sexta-feira)
Local: Plaza Avenida Shopping (piso 2)
Endereço: Avenida José Munia, 4.775