Assistência Social faz mini-horta com garrafas pet

A ação faz parte de uma oficina de consciência ambiental para crianças e adolescentes

24 de outubro de 2023

Crianças e adolescentes participaram em Rio Preto nesta segunda-feira, dia 23, do plantio de uma mini-horta com sementes de girassol, cebolinha e salsinha em vasos feitos de garrafa pet. A ação faz parte da oficina de consciência ambiental do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Lealdade e Amizade.

A atividade busca despertar, por meio de experiências, a construção de uma identidade que valoriza o lugar onde a pessoa vive e sensibilizar os participantes a terem uma atitude de respeito para com a realidade ambiental da nossa sociedade. A oficina estimula ainda o protagonismo, pois além de aprender a cultivar alimentos saudáveis, as crianças e adolescentes aprendem sobre a preservação ambiental, evitando o desperdício e o descarte de materiais que podem ser reaproveitados, como as garrafas pet.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos têm direito a um meio ambiente equilibrado que propicie qualidade de vida, e tanto o Poder Público como a sociedade em geral têm o dever de defendê-lo e preservá-lo. Assim, essa intervenção estimula a criação de uma consciência coletiva e comunitária que incentiva a participação social, o cuidado e a proteção ao território e meio ambiente.

Helena Marangoni, secretária de Assistência Social, enfatizou que a temática abordada é de extrema importância para o alcance da consciência ambiental coletiva. “As pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, precisam de informações, e as ações lúdicas dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possibilitam o diálogo e a reflexão visando o desenvolvimento do protagonismo e da cidadania”.

Texto e Foto: Secretaria de Assistência Social