Assistência Social promove o 1º Festival da Juventude

Previsão de público é de 400 jovens, de 12 a 29 anos

7 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Coordenadoria de Proteção Social Básica da Semas, promove nesta sexta-feira, 8, o 1º Festival da Juventude, para um público esperado de 400 jovens. A ideia do festival é demostrar as contribuições da cultura hip hop nas ações do atendimento do público juvenil.

São convidados jovens de 12 a 29 anos, residentes em Rio Preto, atendidos ou não no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência da Juventude (CCJ).

Com o tema “A Arte Urbana como abordagem para o protagonismo”, o evento será realizado das 14h às 16h30, no Complexo Swift de Educação e Cultura, Avenida Duque de Caxias, Vila Ercília, em frente à Represa Municipal.

O objetivo é promover momentos de criação sociocultural com as modalidades das culturas urbanas, efetivando o fortalecimento de vínculos dos jovens, prevenindo situações de risco social, fomentando o diálogo, a participação e cidadania com trocas de experiências e valorizando o debate e a o espírito crítico.

Para esse festival, foram realizados encontros preparatórios, como três oficinas de grafite nas unidades da Semas, com apresentação da arte do grafite e a parte prática, em que os participantes expressam-se e exercitam o aprendizado na oficina de construção dos painéis que serão expostos no dia do festival.

O hip hop é um movimento cultural norte-americano que tomou força na década de 1970 na periferia de Nova York, tendo como protagonistas as comunidades de imigrantes latinos, jamaicanos e afro-americanos, à mercê do descaso político e social, vivendo em meio à violência. Esse caldeirão de misturas étnicas e culturais uniu diferentes estilos musicais e de danças, como manifestações das periferias frente à violência e discriminação vivenciadas.

Amplamente difundido pelo mundo, e com grande influência no Brasil, o movimento hip hop pode ser considerado uma linguagem pela qual os jovens se manifestam, expõem suas ideias e defesas com o principal intuito de reconhecer minorias, atuar sem preconceitos e refletir sobre a discriminação da periferia e da pobreza. Tem importante representatividade quando se pensa em trabalho social com a juventude.

O festival terá intervenções de DJ, MC, dança (breaking, wacking) e curiosidades sobre a cultura hip hop e também o espaço proposto por jovens do CCJ para o estímulo à criatividade e reflexão.

Mais informações: 3222-5137 ou 3222-5118
E-mail: protecaosocialbasica@riopreto.sp.gov.br