Assistência Social realiza Seminário da Primeira Infância

A metodologia do Programa Primeira Infância no SUAS de Rio Preto é pioneira na região

29 de agosto de 2023
Abertura do Seminário da Primeira Infância em Rio Preto

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou o 1º Seminário da Primeira Infância, com o tema “Criança é prioridade absoluta”. O evento para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi realizado nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, no anfiteatro do Parque Tecnológico de Rio Preto (Partec).

Durante todo o mês foram realizadas atividades lúdicas para destacar o papel do cuidador e a importância do brincar como estratégia de proteção. Todas as ações ocorreram nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A programação, em parceria com o Projeto Ninho do Bebê, foi pensada para sensibilizar sobre a importância do cuidado, afeto e fortalecimento dos vínculos familiares nos primeiros anos de vida do bebê, desde a gestação até seis anos.

A secretária de Assistência Social Helena Marangoni reforçou a necessidade do olhar ampliado não só para a gestante e a criança, mas sim para toda a família. “Estamos falando de um cuidado que não depende de condição socioeconômica, mas sim do adulto que está com o bebê. Estamos trabalhando a importância do afeto e do fortalecimento dos vínculos familiares como forma de prevenir agravos que podem impactar diretamente na formação da criança para a vida adulta”.

O seminário contou com a palestra da pediatra e idealizadora do Projeto Ninho do Bebê, Cláudia Janette Boutros Carvalho. A especialista explicou que estudos científicos comprovam que o primeiro tempo de vida é o período de estruturação do ser humano.  “Toda estimulação afetiva colocada para esse bebê neste período faz com que o cérebro fique pronto e estruturado para tudo o que vier, assim, se torna uma criança que aprende com facilidade, por exemplo. Um bom desenvolvimento infantil é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais igualitária.”

 

Parceria Semas e Ninho do Bebê 

A metodologia do Programa Primeira Infância no SUAS de Rio Preto é pioneira na região. O objetivo do trabalho é fortalecer os vínculos familiares e ampliar o olhar e cuidado com os bebês nos primeiros anos de vida, como forma de prevenção de situações de risco ou violações futuras. A parceria entre Semas e Ninho do Bebê, que começou há um ano, possibilita a troca de conhecimento entre as equipes e reflexão sobre desenvolvimento infantil, a proteção de gestantes e bebês de 0 a 6 anos, no que se refere ao acompanhamento da Política de Assistência Social.

O Projeto Ninho do Bebê é uma associação sem fins lucrativos atende bebês em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como suas famílias. Além desse atendimento, os profissionais integrantes do projeto fazem palestras em diversos locais da sociedade como creches, escolas e faculdades para falar sobre a importância do atendimento nessa etapa da vida do ser humano.

 

Texto: Secretaria de Assistência Social (Semas)
Foto: Bruno Carvalho/Pref. Rio Preto