Atividades ambientais marcam o domingo em Rio Preto

Dois grupos preocupados com o meio ambiente fazem plantio de mudas de árvores

8 de novembro de 2021
Na manhã do último domingo, dia 7/11, o município ganhou mais árvores e mais conscientização. Dois plantios de mudas de árvores atraíram moradores, muitas crianças, envolvendo o poder público nessa manhã de consciência ecológica. Um dos plantios foi protagonizado pelo grupo Corredor Ecológico que iniciou na manhã deste domingo (7/11) a primeira etapa do plantio de 130 mudas de ipê roxo no canteiro central da avenida Nadima Damha, na Represa Municipal.  O projeto conta com a parceria da Prefeitura,  sendo desenvolvido em três etapas.
De acordo com o idealizador do projeto o empresário Cisal Cambiaghi, até o mês de dezembro serão plantadas 500 mudas de ipês roxo, amarelo e branco, intercaladas com espécies  de samambaia no canteiro central da avenida da Represa Municipal.
A ação contou com a presença de muitas crianças, entre elas a Antonella, Suri , Gael, Theo e o Enrico que além de plantar uma muda de ipê também colocaram plaquinha com o nome de cada um, prometendo cuidar da árvore daqui pra frente.
O prefeito Edinho Araújo participou do evento e plantou algumas mudas ao lado das crianças. “Um domingo muito gratificante que reuniu tantas crianças, a sociedade civil, o poder público, que estão unidos nesse projeto que vai deixar Rio Preto mais arborizado, com um clima melhor e portanto uma cidade cada vez mais verde”, afirmou.
Participaram também da ação na Represa o secretário de Governo Jair Moretti, o vereador e membro do grupo Renato Pupo, o coordenador do Parque da Represa Washington Carvalho, as ambientalistas Helena Polotto, Larissa Volpe e funcionários da secretaria de Meio Ambiente e do Viveiro Municipal que orientaram o plantio das mudas das árvores.
“Estamos muito felizes em reunir tanta gente comprometida e preocupada com nosso meio ambiente participando desse Corredor Ecológico,  que irá deixar a avenida da Represa ainda mais bonita quando os 500 pés de ipês começarem a florir,” disse Cisal Cambiaghi.
Já o instituto Muda que a Cidade Muda efetuou o plantio de 600 árvores na estrada municipal Aloysio Nunes Ferreira, no bairro Dignidade. Além da presidente Fernanda Sansão e membros do Instituto Mudar, participaram também a secretária do Meio Ambiente Kátia Penteado, o agrônomo do Viveiro Municipal Otton de Arruda, além de estudantes universitários e vários grupos como Mulheres do Brasil e  de escoteiros: Desbravadores, Capítulo, Pioneiros de Ipiguá, e Aventureiros. “Que estas ações de iniciativa da sociedade civil em parceria com o poder público se multipliquem mais e mais e sirvam de exemplo para termos uma cidade com mais árvores e mais verde”, completou o prefeito Edinho Araújo