Audiência pública vai debater implantação de 5G em Rio Preto

Tecnologia para redes móveis tem a capacidade de revolucionar cenário econômico

27 de outubro de 2022

A prefeitura de São José do Rio Preto realizou nesta quinta-feira (27/10) uma apresentação de diretrizes para atualizar a legislação de instalação de antenas na cidade, a fim de viabilizar a implantação no município do 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga.

A apresentação foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza, e contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone; secretário de Governo, Jair Moretti; secretário de Obras, Israel Cestari; do presidente da Empro, Angelo Bevilacqua Neto; vereadores e representantes da sociedade civil, incluindo Acirp, (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

“Esse foi um primeiro encontro, para falar da importância de atualizar a legislação. Essa é uma tecnologia que vai modificar todo o cenário econômico do Brasil, trazer a oportunidade de novos negócios e de geração de empregos. Queremos garantir também que o serviço público possa se beneficiar dessa tecnologia”, afirma Jorge Luis de Souza.

A partir dos questionamentos feitos na reunião, ficou decidido que o tema será debatido de forma mais ampla e aberta em uma audiência pública, marcada para o dia 16 de novembro, a partir das 17h, na Câmara de Rio Preto.

A tecnologia 5G, além de proporcionar maior velocidade e conectividade, tem por característica ser mais sustentável, consumindo menos energia, por exemplo. Ela vem sendo desenvolvida para comportar a crescente demanda por transferência de dados e o aumento no número de dispositivos conectados. Atualmente, o 5G está disponível em poucas cidades brasileiras, incluindo as capitais.

A reunião foi realizada após orientação do Prefeito Edinho Araújo, que pediu amplo debate sobre o assunto. “Esse é o assunto do momento e, por isso, precisamos dialogar com a sociedade antes de encaminhar o projeto para a Câmara. O tema irá trazer ainda mais modernidade para os rio-pretenses”, completou.

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto