Aulas da rede municipal voltam na próxima terça, com 40 mil alunos

Estudantes serão recebidos por 2,9 mil professores nas 134 escolas e 11 extensões da rede municipal de ensino

28 de janeiro de 2020
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, dá início na próxima terça-feira (4/2) às aulas do ano letivo de 2020, nas 134 escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que cerca de 40 mil alunos estejam matriculados no primeiro dia de aula, quase 1 mil a mais do que no início do ano letivo em 2019.
Das 134 escolas da rede municipal, 77 atendem exclusivamente à Educação Infantil (0 a 5 anos) e 37 são dedicadas ao Ensino Fundamental (6 a 14 anos). Outras 7 unidades têm salas tanto do Infantil como do Fundamental. A rede conta ainda com 13 escolas parceiras, que fazendo o atendimento na Educação Infantil. Há também 11 extensões em atividade, o que amplia o número de unidades escolares para 145.
Os alunos serão recebidos por 2,9 mil professores, sendo cerca de 2,6 mil deles efetivos. A partir de março, eles começam a participar do programa de formação continuada da Educação, que abrange também cerca de 250 gestores de ensino — supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola. O conteúdo da formação em 2020 é orientado, principalmente, por um questionário avaliativo realizado no fim do último ano letivo e pela implementação do Currículo Paulista, documento elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com temas específicos para o Estado, composto em trabalho conjunto pela rede estadual, municípios e rede privada.

Novas unidades e reformas

Para 2020, a Educação trabalha com a perspectiva de abrir cinco novas escolas em Rio Preto, sendo quatro de Educação Infantil — nos bairros Fraternidade, Vila Toninho, Santa Cruz e Solidariedade — e uma de Fundamental, no Campo Belo.
No último ano, 113 escolas que integram a rede municipal passaram por alguma reforma ou adequação, incluindo revisão de sistemas de combate a incêndio e para-raios, um conjunto de investimentos que chegou a quase R$ 7,2 milhões.
Estão em andamento reformas ou readequações elétricas nas unidades Walfredo de Andrade Fogaça, Yolanda Ferrari Vargas, Deputado Arlindo dos Santos, Luiz Jacob, Dr. João Jorge Sabino, Antônio Teixeira Marques, Guiomar Maia, Clóvis Sanfelice e Bosque Encantado.

Matrículas

Para as crianças de 0 a 3 anos, a reserva de vagas deve ser feita no Poupatempo (veja detalhes abaixo). Para as demais etapas, os pais ou responsáveis devem ir até as escolas de interesse. É recomendado procurar a escola mais próxima de casa. Se não houver vaga disponível na escola procurada, o interessado é encaminhado a outra unidade do setor. É possível obter mais informações sobre unidades escolares por região na Secretaria de Educação.

De 0 a 3 anos

Reserva de vagas feita no Poupatempo (Rua Antônio de Godoy, 3033 – Centro).
Documentos necessários (originais): certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome do pai, da mãe ou responsável legal; RG e CPF do responsável; podem ser levados comprovante de trabalho e comprovante de recebimento do Bolsa Família.

Acima de 3 anos

Rua General Glicério, 3947 – Redentora