Bem-estar Animal orienta idosos em relação a cuidados com pets

Equipe da secretaria participou de ação do projeto Longevidade Saudável

31 de outubro de 2023
Secretária Cláudia De Giuli e médico veterinário Arthur Rodrigues Silva: orientação
Secretária Cláudia De Giuli e médico veterinário Arthur Rodrigues Silva: orientação

A Secretaria do Bem-estar Animal de São José do Rio Preto orientou idosos sobre os cuidados com pets e divulgou os serviços oferecidos pela pasta. A ação aconteceu durante o projeto Longevidade Saudável, desenvolvido pela Associação de Reintegração Assistencial (ARA) e operacionalizado pela Secretaria de Assistência Social. O encontro reuniu cerca de mil pessoas e celebrou o Mês da Pessoa Idosa e dos 20 anos da aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa.

“Falamos sobre a importância da castração, que é oferecida gratuitamente pelo município, tanto na prevenção de doenças quanto no controle populacional de cães e gatos. Também abordamos a posse responsável, as campanhas de adoção de pets que estão sob tutela da Prefeitura e a possibilidade de denunciar situações de maus-tratos. Fomos muito bem acolhidos. As pessoas que lá estavam se interessaram bastante pelos nossos serviços”, comenta a secretária Cláudia De Giuli.

No início do mês, a Secretaria do Bem-estar Animal disponibilizou novo sistema de cadastro para os serviços oferecidos pela pasta. A partir de agora, quem quiser colocar um animal de estimação na fila da castração ou realizar uma denúncia de maus-tratos pode preencher os formulários totalmente on-line.

Esterilização

O município mantém uma fila de espera unificada e permanente para esterilização de cães e gatos. Após fazer o cadastro pelo site, o munícipe deve ficar atento, aguardando o contato da equipe do Bem-Estar Animal. Esse contato é feito por telefone ou pelo aplicativo WhatsApp. A secretaria organiza novo mutirão de castração para a segunda quinzena do mês de novembro.

 

Serviços

Esterilização de cadelas, cães, gatas e gatos (castração)

Requisitos
O animal deve ser oriundo do município e o proprietário/tutor também deve ser residente no município. Animais que passarão pelo procedimento devem ter idade mínima de 6 meses e máxima de 6 anos, 11 meses e 29 dias. Serviço gratuito.
Link: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/

Denúncia de maus-tratos contra animais

Requisitos
Qualquer pessoa poderá registrar denúncia referente a maus-tratos contra animais animais. O denunciante pode anexar imagens da ocorrência.
Link: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/denuncia-maus-tratos-animais/

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto