Biblioteca Municipal recebe quase 100 livros por meio do Siseb

Exemplares ficam disponíveis para empréstimos gratuitos; entre os títulos estão temas atuais, literatura, grandes e novos autores

23 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Cultura de Rio Preto, por meio da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, recebeu doação de 98 obras do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb), sendo 96 livros de 81 títulos diferentes, além de duas mídias (CD/DVD). Os livros, o CD e DVD vão integrar o acervo da Biblioteca Central, ramais do Anchieta e Eldorado e Biblioteca Móvel.

O Siseb tem um programa que disponibiliza, duas vezes ao ano, para bibliotecas cadastradas a doação de livros, por meio de kits prontos ou de escolha feita pela instituição dentre os itens disponíveis.

Desta vez, a Biblioteca escolheu os livros, montando seu próprio kit e ainda recebeu livros extras escolhidos pelo sistema. Dentre os títulos, livros atuais, de grandes e novos autores; abordando assuntos que estão em alta na sociedade como racismo, política, lgbtqia+, pandemia; além de patrimônio, arquitetura, artes, literatura, poesia, infantil, fotografia, etc. No segundo semestre, outra remessa de livros será recebida pela biblioteca local, por meio do Siseb.

Como emprestar
Para emprestar livros na Biblioteca Central e também nos ramais do Anchieta, Eldorado e Biblioteca Móvel é preciso se inscrever e preencher um cadastro. A inscrição é feita mediante apresentação de documento de identidade (RG) e comprovante de residência atual em Rio Preto, para preenchimento ou consulta dos dados pessoais no Cadastro Único da Prefeitura. Menores de 16 anos devem ser acompanhados dos pais ou responsáveis.

É possível retirar até duas obras de literatura geral, dois exemplares para juvenis e até cinco exemplares para infantis da seção infantojuvenil, cds, dvds, audiolivros da seção Multimídia, conforme a disponibilidade de exemplares.

O prazo para empréstimo é de 15 dias, podendo renovar uma vez pelo mesmo prazo por meio do portal da Prefeitura na página da Secretaria de Cultura, em Departamentos, Biblioteca ou no balcão de empréstimo.

O usuário que descumprir os prazos incorrerá em suspensão por sete dias a cada dia de atraso. A data da devolução deverá ser observada com atenção. Os novos livros doados pelo Siseb estão sendo disponibilizados conforme cadastramento. Todos estarão disponíveis para empréstimo até o próximo mês.

Novos livros disponíveis Siseb – Biblioteca Municipal:

1-No seu pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie
2-Matriarcas: mulheres de raça e de cor – André Sampaio
3-Meu crespo é de rainha – Bell Hooks
4-Dois Amores – Paulo Lins
5- Torto arado – Itamar Vieira Júnior-
6- Doramar ou a odisseia: histórias – Itamar Vieira Júnior
7- A revolução dos bichos – George Orwell
8-As flores do mal – Charles Baudelaire
9- Flor de asfalto – Lucia Forghieri
10-Um corpo estranho atravessando o fim do mundo – Bruno Gavranic
11-A crise do regime militar – Roniwalter Jatobá