Biblioteca recebe “Novas Contistas” no sábado, 19

O lançamento será no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, localizado na Praça Leonardo Gomes, 001 – Centro, onde fica a Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita

17 de maio de 2018

A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, recebe neste sábado, dia 19 de maio, às 10h, o lançamento do livro Novas Contistas da Literatura Brasileira. O livro lançado pela editora Zouk e CDMJ reúne diversos nomes de contistas brasileiras.

O lançamento será no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, localizado na Praça Leonardo Gomes, 001 – Centro, onde fica a Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita. As escritoras que compõem a obra “Novas Contistas da Literatura Brasileira” são:
-Ana Cristina Passarella nasceu em 1961, na cidade de São José do Rio Preto (SP). Vive em São Paulo, desde 1983. Enfermeira. Socióloga. Professora associado aposentada da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Enfermagem, onde trabalhou na interface das áreas da Saúde Coletiva, Gerontologia e Sociologia da Saúde por 28 anos. Escritora em formação. Finalista, com o texto Não nasci comendo alface, do Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga – Edição 2015.
-Ana Cardoso é jornalista, socióloga e escritora. A curitibana é autora de três livros, entre eles o best seller A Mamãe é Rock, fundadora do projeto cultural Bonne Chance e trabalha com educação na primeira infância. É colunista da revista Pais&Filhos, ativista na Casa da Mãe Joanna e enquanto você lê esta descrição ela já está lançando seu novo livro, sobre adolescência.
-“Valéria Cristina da Silva” de batismo, que por nunca se sentir pertencentes aos “da Silva”, por isso escolheu o pseudônimo de Iracema Cotaxé. Iracema foi sua avó indígena, Cotaxé pequena cidade onde cresceu seu pai. Fruto de escola pública e sobrevivente de estatísticas, encontrou nas artes e na literatura sua salvação.
-Carolina Tavares nasceu em 1992, em Porto Alegre, mas mudou-se ainda criança para o interior do estado do RS. Na calmaria de uma pequena cidade, encontrou-se nas aventuras dos livros – principalmente os de ficção -, criando, assim, um vínculo forte com a arte da literatura. Estudante de jornalismo, é nas letras que enxerga seu futuro, e decidiu aventurar-se novamente com este primeiro conto publicado.
-Mariana Sanchez nasceu em Curitiba em maio de 1981. É jornalista, roteirista e tradutora. Colaborou para veículos como revista Piauí, Suplemento Pernambuco, Revista da Cultura, Gazeta do Povo, entre outros. É criadora do programa Orelha do Livro, transmitido diariamente na rádio Lumen FM de 2008 a 2010. Como tradutora, verteu para o português autores latino-americanos como Selva Almada, Lina Meruane, Samanta Schweblin, Pablo Ramos e Claudia Piñeiro. Desde 2015 vive em Buenos Aires.

-Herena Reis Barcelos, 30 anos, é de Itinga, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Agente cultural, católica, nutricionista, funcionária pública, aluna de violão, estudante de Letras, filha, mãe e escritora, encontra nas letras refúgio, consolo e autoconhecimento. Foi premiada em concursos regionais e nacionais, inclusive no 14° circuito de Literatura do Clesi – Clube dos Escritores de Ipatinga. Tem obras publicadas em antologias de poemas e contos, como a Antologia Poética do Vale do Jequitinhonha. Acaba de lançar seu primeiro livro de poemas InVerso e Acorde.
-Andreia Borges da Silva, natural de Magé-RJ, servidora pú- blica, é formada em Letras (Português/Literaturas) e em Direito. É apaixonada por livros, filmes e viagens. Participa de dois Clubes de Leitura em Niterói-RJ, onde reside, que são o Clube de Leitura Icaraí- CLIc e Clube de Leitura Leia Mulheres Niterói-RJ. Possui um blog cultural: www.mardevariedade.com. Nele, fala de assuntos diversos, com enfoque em livros, filmes e viagens. Já escreveu alguns contos e, atualmente, está escrevendo seu primeiro romance.
-Danielle Vitória Santana Dias nasceu em 03 de maio de 2000 em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Por ser filha de uma professora sempre teve contato com a literatura e cedo descobriu sua paixão pelas artes: declama poesias desde os 5 anos de idade, ganhando prêmios a nível municipal; fez aulas de dança e teatro, tendo participação em espetáculos; escreve diferentes gêneros literários desde pequena. Se forma técnica em química pelo Instituto Federal de Santa Catarina em 2019/1.
-Jeisiane Ramos Monteiro nasceu em 13 de julho de 2000, na cidade de Brusque, Santa Catarina. Atualmente mora em Jaraguá do Sul, sendo estudante do curso Técnico em Química (modalidade Integrado) no Instituto Federal de Santa Cataria. Nas horas vagas gosta de ler e ama o cheiro de livro novo.
-Juliane Vicente – 23 anos. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Graduada em Letras – Língua Inglesa pela PUCRS. Contista. Dançarina no grupo Andanças. Professora de Literatura, Língua Portuguesa e Inglesa. Apaixonada por livros e séries.
-Betzaida Mata nasceu em Campinas-SP, em 1977 e vive em Belo Horizonte-MG desde 1979. É mestre em História pela UFMG e professora de História no Ensino Médio. Possui contos e crônicas publicados em revistas virtuais e é autora de dois livros de ficção: o romance O fundo e a luz (2015), e o livro de contos Homens e sucatas (2016).
-Bianca Mayer às vezes lê Sartre, às vezes corre de nike. Tem dias que esquece das cadeiras de linguística, mas estuda letras na UFRGS. Às vezes tem tempo de escrever.

-Erica Oliveira nasceu em 1982, no Rio de Janeiro. É autora do livro infantil Betina, a colecionadora (ed. Franco).
-Debora Cristina Grosko nasceu em Guarapuava (PR) em 1971. É casada e mãe de duas filhas. Pedagoga e Professora de Educação Especial. Participou de um concurso literário, sendo uma das finalistas e teve seu primeiro livro publicado com o título Par ou Ímpar, Ímpar ou Par.
-Neusa Fleury Moraes é formada em música. Deu aulas, regeu inúmeros grupos de canto coral e trabalhou com gestão cultural na administração pública durante muitos anos. Em 2007 foi selecionada pelo jornal O Estado de S. Paulo, vencendo concurso literário, e participou do Júri Popular do 37ª Festival de Cinema de Gramado-RS. Em 2008 publicou, em co-autoria com Marco Aurélio Gomes, o livro Um olhar sobre a presença japonesa em Ourinhos. Em 2010, também em co-autoria com Marco Aurélio Gomes, publicou Divina comunhão – festa de todos os sons, livro lançado para comemorar o décimo aniversário do Festival de Música de Ourinhos. Escreve para jornais e sites da região de Ourinhos, SP. Foi curadora do Festival Literário A(o)gosto das Letras de 2009 a 2014. Tem três filhos e três netos.
-Jéssica de Carvalho. Paulista, 27 anos, estudante de filosofia que acredita no potencial da mente em alterar a matéria. Um contradição ambulante, interessada nos avanços das neurociências, robótica, física de partículas, e descobertas do Instituto de Ciências Noéticas, embora não compreenda nem aquele um por cento do material teórico. Sonha em rever sua terra natal em Carcosa e acha que conseguirá isso através da venda de seus livros. É também autora de Arsayalalyur – Ponte de Luz e participou de antologias e oficinas literárias.
-Sabine Mendes Moura é escritora, professora, cineasta e atriz. Doutora em Estudos da Linguagem, leciona no departamento de Letras da PUC-Rio. Publicou os romances By the Way – havia um inglês no meio do caminho (2013) e Incompletos (2017), além de contos, crônicas e artigos para a Editora Multifoco, a revista VOLUP2, a revista literária Ninhada, a agência de notícias Pressenza e o site Parada Lésbica. Atualmente, vive no Rio de Janeiro com sua filha.
-Karla Soares Antunes, cujo nome literário é Klara Rakal (anagrama de Karla Karla), é multifacetada em seus papéis de: mulher, mãe, esposa, professora, revisora, blogueira, escritora, poeta e promotora cultural. Com 35 anos de carreira literária, tem sido premiada em diversos certames literários, dentre eles as coletâneas do projeto Poesia Na Escola, publicadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Somente agora, porém, publica seu primeiro livro, Rastro De Salamandra, em agosto último, antologia que reúne seus primeiros 20 anos de produção poética. É idealizadora e produtora do Sarau Do Bar, evento multiartístico, gratuito e bimestral que promove a Arte do encontro e a partilha da Cultura na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
-Priscila Pasko é jornalista freelancer e escritora. É idealizadora e editora do blog Veredas (nonada.com.br/veredas), espaço que discute e divulga a literatura produzida por mulheres, e que pertence site Nonada – Jornalismo Travessia. Além disso, Priscila integra o Grupo de Pesquisa Permanente em Literatura de Autoria Feminina de Porto Alegre, coordenado pela escritora Lélia Almeida. Seus contos e crônicas podem ser lidos no Tumblr “Parece a vida mas é real” (http://pareceavidamasereal.tumblr.com/)
-Karin Hueck é jornalista e escritora. Editora da revista Superinteressante, ela é autora de O Lado Sombrio dos Contos de Fadas e do infantil Felicidade Tem Cor. Ativista feminista, ela também é co-criadora do Glück Project, uma investigação sobre a felicidade.
-Thaynara Henrique nasceu em Brasília em 1995. Graduou-se em Letras Francês pela UnB. Em 2014, publicou o livro Qual seu maior medo? pela Chiado Editora, em Portugal. Em 2016, participou do I Encontro entre Telaas e ganhou em primeiro lugar no concurso de contos com “Enquadramento limpo e corrente”. Atualmente é mestranda em Literatura e outras artes no programa Pós-Lit da Universidade de Brasília.
-Gabriela Ribeiro é escritora, roteirista, bibliófila e graduada em Letras na UFPR. Além de participar da organização de eventos literários em Curitiba (a Semana de Letras e a Semana Literária do Sesc), ela é criadora do blog ElasPorEla, cyber-lugar dedicado à divulgação da literatura escrita por mulheres. Seus contos já foram destacados pelo Coletivo Leia Mulheres e pelo Sweek. Atualmente, trabalha na produtora Fish Films e na Escola Revolution.
-Ketely Temper Almela nasceu em 19 de Abril de 1995 e vive no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto. Ingressou-se em Pedagogia na FACMIL no ano de 2013. Escritora, blogueira e pedagoga que pode acompanhá-la em algumas redes autorais: esoponovagao.blogspot.com / osoprodelufada.blogspot.com. Publicou em 2016 o livro “A Cabine de Peto” por plataforma independente pelo “Clube de Autores” e teve o poema “O Inferno dos Inquietos” propagado na antologia poética “Gritos Contidos”. Em 2017, publicou o poema “Banguela” na obra “O Poeta é um Fingidor Tributo”’; a poesia “O Trono da Prisioneira” no livro “Universo Fantástico”; o conto “A Corrente de Ouro da Carneira” na literatura “Com outros Olhos”; o “Ensaísmo Anthropos” no opúsculo “Semeando o Amanhã”. Ainda, neste mesmo ano ficou na reta final do “Concurso Literário Hallowen 2017” executado pela “Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira” com o conto “O Papai Noel Hediondo”. Em 2018 a escritora publicou o poema “Brasa, Não Queimar” na coletânea “I Prêmio Nacional de Literatura de Belford Roxo”; o conto “A perua, enquanto ela não chegar” no livro “Amor por Patas”. Foi uma das escritoras classificadas no “Prêmio Poetize 2018”. Teve participação em algumas revistas virtuais como a “Literalivre” com o singelo “O Universo Mental” na 7ª edição e “Donzela, Princesa e Plebeia”, poema que integrou a 6ª edição deste mesmo editorial, e, também na revista “Aspas Duplas”, sendo a vencedora a sua frase “A aprendizagem é uma caixa de surpresas. Não sabemos o que se pode aprender a cada novo dia” na 1ª fase do desafio “Aspas Duplas”. Teve participação em um dos informativos de saúde mental de Joinville com o pensamento “A mente é um quebra-cabeça sem infinidade e término”.
-Marina Nascimento é estudante de medicina que se aventura no mundo das artes, gosta de escrever em terceira pessoa, comer brigadeiro de colher e ouvir música. Leitora compulsiva, é uma das fundadoras do Blog com V, com ele promove eventos eventos culturais em sua cidade natal, no intuito de compartilhar suas paixões com cada vez mais pessoas. Embora não acredite em signos, é ariana, mas ainda sim não é adepta de rótulos.
-Clarissa Medeiros nasceu e mora em São Paulo, onde cursou faculdade de psicologia. Trabalha como psicoterapeuta e perita forense, tendo trabalhado por uma década também em hospital psiquiátrico. É casada e mãe de dois meninos, escreve nas madrugadas.
-Wanda Cristina da Cunha e Silva é escritora, cronista, jornalista, compositora, professora. Formada em Letras e Comunicação Social (Jornalismo). Nasceu em São Luís do Maranhão, em 05 de junho de 1959. Filha do escritor e jornalista maranhense Carlos Cunha e da professora Plácida Jacimira Cabral da Cunha. Estreou na Literatura Maranhense aos 12 anos de idade, com a peça teatral “Sociedade Moderna”, publicada em um matutino ludovicense. Em 1981, publicou seu primeiro livro de poesia: Uma cédula de amor no meu salário. Sob o pseudônimo de Marco Aurélio, recebeu prêmio promovido pela Academia Maranhense de Letras sobre “A Vida e a obra de Coelho Neto”. Em concurso promovido pela Secretaria de Cultura de Piracicaba, São Paulo, seu conto “Parede tem ouvido” foi classificado entre os vinte melhores, integrando o livro do referido concurso, em 2001. Publicou, em 2012, a peça teatral “Viagem às ruas de São Luís”, classificada no I Edital Universal de São Luís de Apoio à Cultura Maranhense 2010/2011, da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão. Já publicou sete livros: Uma cédula de amor no meu salário (poesias) 1981; Engraxam-se sorrisos (crônicas) 1983; Rede de arame (poesias) 1986; Geofagia ruminante no sótão da preamar (poema) 1989; Flor de Marias no Buquê de Costelas (antologia poética) 1993; Viagem às ruas de São Luís (Teatro) 2012; Parede tem ouvido (Conto) 2016.

-Regina Ruth Rincon Caires, 64 anos, aposentada, cursou Letras e Direito. Nasceu em Auriflama/SP, casada, tem dois filhos e um punhado de netos. Gosta muito de escrever prosa, gosta de participar de concursos e, com muita alegria, foi premiada algumas vezes. Não tenho livro publicado.
-Denise Mitiko Sintani é Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Professora de Língua portuguesa, literatura brasileira e redação em instituição de ensino privada, para Ensino Médio. Escritora, revisora e tradutora (inglês-português). Tem um livro de contos publicado pela Editora Multifoco em 2014: Cartas de Zi e dois livros de contos publicados independentemente pela Kindle-Amazon: Caricaturas (1999), Contos de espanto (2013-2014). Participou da FLIPORTO (2012) e FLIP (2016 e 2017) como ouvinte. Escreve no Blog literário: https://escritoscontemporaneos.wordpress.com.
-Ana Gama nasceu em Santos em 1982. Cursou a faculdade de Letras na USP. Atualmente mora com a irmã em São Paulo e é professora de inglês no Ensino Fundamental. Sempre foi fã de filmes e livros de terror e ficção científica.
-Géssica Maria Menino tem 22 anos, nasceu em São José do Rio Preto, atualmente mora em São Carlos, no interior de São Paulo, cursou Letras na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é autora do blog porquedevoler.wordpress.com, onde reflete e discute as principais ideias de cada livro e suas releituras e impactos no dia a dia. É apaixonada pela literatura nacional e internacional, assim como suas respectivas línguas.