Novembro Azul incentiva os homens a cuidar da saúde

Neste mês, unidades de saúde de Rio Preto promovem ações de prevenção ao câncer de próstata

6 de novembro de 2023
Campanha Novembro Azul na UBS Fraternidade
Campanha Novembro Azul na UBS Fraternidade

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste mês a Campanha Novembro Azul, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais incidentes na população masculina.

Nas unidades básicas de saúde, as principais ações da campanha são as noites preventivas de saúde, que serão voltadas à saúde do homem. As UBSs já estão decoradas com a cor azul e cartazes de orientação. Além disso, as equipes de enfermagem também estão realizando bate-papos na sala de espera e outras ações de prevenção e promoção à saúde masculina.

No próximo dia 8, a equipe da UBS Eldorado estará na Feira Livre do bairro, das 8h às 10h30, para distribuir panfletos com orientações sobre câncer de próstata, além tirar dúvidas da população sobre o assunto. Já no dia 30, a mesma equipe estará na Fatec para encontro com professores, funcionários e alunos da Instituição para tratar sobre o tema.

As Noites Preventivas de Saúde das UBS Cidade Jardim, Eldorado, Nova Esperança, São Francisco e Vila Mayor também serão voltadas à saúde do homem. Para se consultar no horário noturno, é necessário agendar a consulta na recepção das unidades.

Campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é realizado em todo o mundo, inspirado pelo movimento australiano Moustache/November (Bigode/Novembro). No Brasil, a campanha começou a ser difundida em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Este ano, o tema escolhido é “Por Trás do Bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação”.

Câncer de próstata

É o segundo mais frequente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil tenha 704 mil novos casos de câncer de próstata no triênio 2023-2025.

A estimativa é de que 25% dos casos de câncer de próstata resultem em óbito, enquanto que com o diagnóstico precoce, as chances de cura cheguem a 90%. Em Rio Preto, foram registrados 34 óbitos por câncer de próstata em 2021 e 40 em 2022.

Rede Municipal de Saúde

Os homens devem buscar atendimento na rede municipal de saúde de Rio Preto nas unidades básicas de saúde. São 29 na cidade. O agendamento para consultas é feito na recepção. Em caso de necessidade, o médico encaminha o paciente para o especialista e solicita exames.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMS