Campanha Outubro Rosa terá ação na Praça Dom José Marcondes

Equipe do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher fará busca ativa no local

19 de outubro de 2023
Campanha Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce

A Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, é realizada anualmente pela Prefeitura de Rio Preto, com ações nas unidades de saúde e em locais públicos, buscando alcançar o maior número possível de munícipes.

Neste sábado, 21/10, a equipe do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher – Caesm – estará na Praça Dom José Marcondes, das 8h às 12h, para oferecer orientações sobre câncer de mama e mamografia. As mulheres com idade entre 50 e 69 anos que estiverem há mais de dois sem fazer o exame serão agendadas.

Além disso, durante todo o mês, a busca ativa pelas mulheres faltosas continua. O trabalho está sendo realizado pelos agentes de saúde, que participaram de capacitação, e estão percorrendo as casas com um check list.

As unidades básicas de saúde também estão com uma programação que inclui palestras, bate-papos e orientações nas salas de espera. Nesta quarta-feira, 18/10, o Caesm promoveu capacitação sobre câncer de mama para técnicos de enfermagem da rede municipal de Saúde com a mastologista Giuliana Lesur Scrivante.

Diariamente no mês de outubro, a equipe de enfermagem do Caesm promove orientações na sala de espera sobre o assunto. Nesta quarta-feira, a enfermeira Ana Rita Gomes Santana falou sobre o assunto às pacientes que aguardavam atendimento, reforçando a importância do autoexame. “A gente precisa conhecer o próprio corpo. Precisamos saber se as mamas têm nódulos, se tem secreção. Então, esse é o primeiro passo da prevenção”, disse.

Videocast – Outubro Rosa

Também como novidade da campanha este ano, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), produziu um videocast com a enfermeira e gerente do Caesm – Fabíola Valério – e a médica mastologista Thaissa Daud de Faria Cavalin, abordando as principais dúvidas sobre câncer de mama, como: autoexame, presença de nódulos nos seios, tratamento pela rede pública de saúde e reconstrução das mamas. A mastologista também ensina a fazer o autoexame.

Confira aqui o vídeo.

Rastreamento

Para o rastreamento oportuno de câncer de mama e colo uterino, o município conta com 29 unidades básicas de saúde com enfermeiros, médicos ginecologistas e médicos de saúde da família que fazem os atendimentos às munícipes, orientando sobre prevenções, realizando a coleta do papanicolau e solicitando a mamografia.

Os agentes de saúde em suas visitas domiciliares orientam as mulheres ao agendamento de consultas e muitas que estão com exames atrasados são convocadas a agendarem.

A indicação para o papanicolau, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca – é para mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual, com repetição a cada três anos. Já para a mamografia, a indicação é a cada dois anos, na faixa etária entre 50 a 69 anos.

Em Rio Preto, o tratamento para os cânceres de mama e colo uterino pela rede municipal de saúde é realizado da Santa Casa.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto