Campanha tenta agilizar adoção de cães em Rio Preto

Secretaria do Bem-Estar Animal realiza nova campanha de adoção de animais, neste sábado

23 de março de 2023

A Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto realiza mais uma campanha de adoção de cães neste sábado, dia 25, das 9h às 14h, no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As constantes ações objetivam encontrar novos lares para animais sob tutela do município e, consequentemente, abrir novas vagas para acolhimento.

Animais vítimas de maus-tratos e atropelados que não tenham tutor são resgatados, tratadas e cuidados pela secretaria, mas, nas últimas semanas, a superlotação vem prejudicando esse trabalho, pois não há vagas disponíveis para cães.

“Todos os animais para adoção são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados. Esse microchip não é um rastreador, é um identificador, como um RG, que é implantado debaixo da pele do animal. Em caso de abandono ou de perda, se esse animal for resgatado, conseguimos fazer a leitura e chegar ao tutor, que pode até mesmo responder por maus-tratos. Por isso, adotar é um ato muito sério”, informa o médico veterinário Arthur Rodrigues Silva, da Secretaria do Bem-Estar Animal.

Há cães adultos, filhotes, fêmeas e machos para serem adotados. A equipe da secretaria convida a população a conhecer os pets pessoalmente, pois cada um tem uma característica única. “Temos vários tipos de animais em relação a características físicas e comportamento: uns mais ativos, outros mais tranquilos, animais sem uma patinha ou com alguma cicatriz por conta de um acidente, mas todos estão aptos para adoção. Deixamos as portas abertas para auxiliar futuramente os novos tutores, dentro da nossa possibilidade”, diz Arthur.

Para adotar, é preciso portar documento pessoal e comprovante de residência, que não precisa ser obrigatoriamente de Rio Preto. No momento da adoção, o novo tutor passa por entrevista e recebe informações sobre os cuidados em relação ao novo amigo.

O prédio do CCZ fica na Avenida Projetada 2, 1,721, Setsul.

Adotar é um ato de amor! Dê um novo lar para esses cãezinhos!

Serviço
Campanha de Adoção de Cães
Data: 25 de março
Horário: 9h às 14h
Local: prédio do CCZ
Endereço: Avenida Projetada 2, 1.721, Estância Jockey Clube

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Foto: Arthur Rodrigues Silva/Sec. Bem-estar Animal