CEMA faz atividades de conscientização no Dia Mundial do Autismo

Centro municipal leva educandos ao Plaza Avenida Shopping nesta terça (2/4), quando é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

1 de abril de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta terça-feira (2/4) uma ação no Plaza Avenida Shopping, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em duas sessões, marcadas para as 10h e as 14h. A equipe do Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista Maria Lucia de Oliveira (CEMA) vai prestar esclarecimentos sobre o transtorno do espectro autista (TEA), enquanto os educandos da instituição vão distribuir bexigas azuis, cor símbolo da data.

Atualmente, o CEMA atende 43 educandos, com ações que visam o desenvolvimento global das pessoas com transtorno do espectro autista, proporcionando melhoria na qualidade de vida. Os trabalhos incluem atividades educacionais, pedagógicas, culturais e esportivas. No eixo de convivência, são atendidas pessoas acima da idade escolar, a partir de 18 anos. O centro tem também o eixo de atendimento educacional especializado, que oferece oficinas de contraturno escolar a 11 alunos da rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação trabalha pela inclusão nas escolas municipais, que atualmente têm 159 alunos com TEA. Eles frequentam as aulas em sala regular e têm atividades no contraturno por meio dos Núcleos de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), que conta com 40 professores atuantes em salas de recursos multifuncionais.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2007.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ações de conscientização às 10h e às 14h