Centro POP recebe o ‘4º Mutirão Pop Rua Jud’

A ação é uma parceria entre Prefeitura e Judiciário para a oferta de serviços e atendimentos ao público em situação de rua

20 de setembro de 2023
O mutirão também conta com o apoio da equipe técnica do Centro POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebe no próximo domingo, dia 24, mais uma edição do Pop Rua Jud e Ação de Cidadania. Este será o 4º mutirão realizado no município desde o ano passado, para atendimento da população em situação de rua.

Promovido pelo Poder Judiciário e Prefeitura de Rio Preto, o mutirão conta com parcerias de diversas secretarias, órgãos municipal, estadual e federal, organizações da sociedade civil e universidades locais.

A proposta é oferecer atendimento às pessoas em situação de rua de forma simplificada, reunindo os principais serviços em um único espaço. “Uma articulação importante entre os diversos serviços do município, especialmente Poder Público e Judiciário, e que tem dado muitos resultados positivos. O objetivo é facilitar o acesso e a inserção da população nos serviços da rede socioassistencial e das demais políticas públicas”, comentou Helena Marangoni, secretária de Assistência Social.

Serão ofertados serviços de documentação, jurídicos, atendimento social e psicológico, cuidados com a saúde física e mental, atendimentos aos imigrantes, orientações e inclusão para benefícios, pelo INSS e Caixa Econômica Federal, atendimento aos animais de estimação, entre outros.

O mutirão também conta com o apoio da equipe técnica do Centro POP. No local, os profissionais realizam o atendimento para identificar as demandas da população e fazem a abordagem social para a oferta dos serviços, visando a sensibilização para os acolhimentos das instituições parceiras e encaminhamento para a rede socioassistencial e de outras políticas públicas.

Nesta edição, participarão dos atendimentos a Advocacia Geral da União; Associação de Reintegração Assistencial (ARA); Associação Bem Comum; Banho e Tosa; Banho Solidário; Caixa Econômica; Cartório Eleitoral; Casa de Cireneu; CIEE; Corte de Cabelo; Defensoria Pública; Delegacia das Mulheres; Diretoria Estadual de Ensino; Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads); Emcop; Empro; Emurb; Guarda Civil Municipal; Harmonia Do Ser; IEFA; Imagem Aviação Agrícola; INSS; Instituto Futuro para Todos; Instituto Maria na Comunidade; Junta Militar; Justiça Do Trabalho e Jeia; Justiça Estadual (Decrim); Justiça Federal; Ministério Público; Missão Gabriela Rodrigues; OAB Rio Preto; Pastoral da Sobriedade; Pastoral Pop.  Situação De Rua; as Polícias Civil, Federal e Militar; Poupatempo; Receita Federal; Rede Refúgio; Secretarias Municipais de Assistência Social, Bem-Estar Animal, Agricultura, Trabalho e Emprego, Trânsito, Cultura; Mulher, Raça e Etnia, Educação e Saúde; Senac; Comunidade Só Por Hoje – Abordagem Social; Sociedade Civil (Fotógrafo e Médicos); Unilago – Medicina; Unip – Direito; Unip – Psicologia; Unirp – Serviço Social; Unorte – Direito; Unorte – Psicologia; Unorte – Veterinária; Use – União Espírita; e Centro de Zoonoses.

Serviço:
4º Pop Rua Jud e Ação de Cidadania