Cobertura de vacinação contra gripe está em 20,25% em Rio Preto

Na primeira semana da campanha, 6.291 pessoas foram vacinadas no município

18 de abril de 2019

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe, destinada exclusivamente a crianças, gestantes e puérperas, termina nesta quinta-feira, 18 de abril, com cobertura vacinal de 20,25%, em Rio Preto. Nesta primeira semana da campanha, iniciada no dia 10, foram vacinadas 6.291 pessoas.

A maior cobertura é do grupo das puérperas – mulheres que deram à luz há menos de 45 dias – com 36,09%, equivalente a 240 doses aplicadas. Depois, a maior cobertura é do grupo das gestantes, com 30,17%, equivalente a 1.220 doses administradas. Por fim, a menor cobertura vacinal é do grupo das crianças, com 18,75%, equivalente a 4.831 doses. A meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

“Como nós recebemos 30 mil doses, estávamos preparados e otimistas por uma maior procura. Agora, com a inclusão de novos grupos, esperamos que a adesão seja maior”, afirmou a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos. Comparada ao estado de São Paulo, a cobertura vacinal de Rio Preto está maior. No estado, a cobertura para crianças está em 13,21%, enquanto que para gestantes e puérperas está em 18,95% e 21,61%, respectivamente.

A partir de segunda-feira, 22, outros grupos prioritários da campanha poderão ser vacinados: idosos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas e população carcerária. Já as gestantes, puérperas e crianças que ainda não se vacinaram podem procurar uma unidade de saúde até o fim da campanha, em 31 de maio.

Para os portadores de doenças crônicas receberem a vacina, a orientação é que apresentem um documento pessoal e a prescrição médica, que informe a doença e a condição de risco. Já os professores devem apresentar holerite ou carteira de trabalho. Profissionais de saúde podem apresentar o registro profissional.

A vacina está disponível em 24 unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas unidades do Parque Industrial, Santo Antonio, Eldorado, São Deocleciano, Vetorazzo, Solo Sagrado, Vila Toninho e Jaguaré, as salas ficam abertas até às 19h30. Já as salas de vacina das unidades Cidade Jardim, Jardim Gabriela e Vila Elvira estão temporariamente fechadas por conta de obras de reforma.

Letícia Greco