Com secretários e vereadores, prefeito percorre cidade e vistoria obras

Convidados conferem andamento de obras do Teatro Sinibaldi, estações rodoviária e ferroviária, Castelinho e acesso ao Solidariedade

3 de maio de 2023

Acompanhado de grupo composto por secretários municipais, vereadores e imprensa, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, percorreu em ônibus vários pontos da cidade na tarde desta quarta, 3, para apresentar o andamento de parte das obras que estão sendo executadas. São investimentos feitos com recursos próprios, emendas parlamentares e governo federal por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

No Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, primeiro ponto a ser visitado, estão sendo investidos R$ 8.996.504,48, com reforma, ampliação e readequação. Entre as melhorias, estão a construção de novas calçadas e rampas de acessibilidade no entorno, estacionamento externo, sistema luminotécnico, camarins, sanitários, passarelas, substituição de 425 poltronas e de carpete da plateia, reforma do palco e substituição do sistema de captação de águas pluviais, entre outros. As obras estão na reta final.

Na Rodoviária Governador Laudo Natel, que já teve grande parte recuperada após incêndio que destruiu o piso superior, onde ficará o novo Shopping Azul, a Secretaria Municipal de Obras confirma investimentos de R$ 21.573.470,30. Nas duas primeiras etapas, houve execução das obras de escoramento de estruturas danificadas por incêndio e desmonte e demolição de caixa d’agua, e a preparação da estrutura para a implantação de melhorias.

Serão construídas ainda 12 salas vips para a operação das empresas de transporte que atuam no terminal e 13 novas plataformas de embarque, boxes de venda de passagens, lanchonetes, lojas, três elevadores panorâmicos, estacionamentos, entre outros, além de intervenção de engenharia para ampliar a drenagem da água da chuva na rua Pedro Amaral. As obras já estão na terceira etapa, com previsão de conclusão para agosto 2023.

Outro ponto da visita desta quarta, a Estação Ferroviária Central vem recebendo intervenções que totalizam R$ 8.888.385,68 de investimento. Totalmente revitalizado, o local já abriga a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a Sala do Empreendedor. Atualmente na terceira etapa da reforma, a obra a ser finalizada em janeiro de 2024 ainda receberá a Casa do Artesão, o Museu Ferroviário e intervenções na torre da entrada principal, conservando suas características originais, entre outros investimentos.

No Castelinho, os participantes da turnê puderam observar detalhes da implantação de pavimentação, drenagem, calçamento e sinalização viária, inclusive ciclovia e passarelas metálicas, num investimento de R$ 8.094.164,90. Com previsão de conclusão para junho de 2023, o local terá aproximadamente 1,6 km de via com pavimentação, drenagem, passeio público e sinalização, 800m de pistas e ciclovias, e a instalação de duas passarelas metálicas sobre o Córrego Felicidade para passagem de pedestres e ciclistas, uma demanda antiga dos moradores do Bairro Jardim do Lago.

Outra obra aguardada pela população é a construção do acesso ao bairro Solidariedade, onde estão sendo investidos R$ 7.747.318,65, com previsão de conclusão para agosto de 2023. Haverá a construção e complemento de 800m de nova via e ponte de concreto armado de 45m de extensão sobre o rio Preto, interligando os bairros Solidariedade e Nunes.

“Temos um verdadeiro canteiro de obras, aproximadamente 60 obras em andamento hoje. Obras em todas as áreas, cultura, mobilidade urbana, infraestrutura, iluminação pública. Estamos prestando contas, isso faz parte da nossa administração, de mostrar obras importantes, necessárias, feitas com economia e aplicação exemplar do dinheiro público”, disse Edinho.

No início do percurso, os convidados receberam boletim informativo, com detalhes de todas as obras visitadas, com informações sobre valores investidos, datas de início e conclusão, empresas contratadas para a execução. “Rio Preto não tem obra paralisada, graças ao planejamento e à equipe competente que temos em todas as áreas”, acrescentou o prefeito.

Participaram os vereadores Paulo Pauléra, Renato Pupo e Jorge Menezes, o vice-prefeito Orlando Bolçone, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Elza Araújo e os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Mário Soler (Comunicação), Jair Moretti (Governo), Israel Cestari (Obras), Jorge Luís de Souza (Desenvolvimento Econômico), Manoel Gonçalves (Habitação), Fabiana Zanquetta (Educação), Cláudia de Giuli (Bem-Estar Animal), Maria Cristina de Godoi (Mulher), Helena Marangoni (Assistência Social), Jean Charles (Segurança), Amaury Hernandes (Trânsito), Fábio Marcondes (Esportes), Pedro Ganga (Cultura), Pedro Nimer (Emcop), Rodrigo Juliano (Emurb) e representantes dos deputados Luis Carlos Motta (deputado federal) e Itamar Borges (deputado estadual).

Texto: Milton Rodrigues/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto