Comitê de Retomada Econômica apresenta 83 propostas ao prefeito Edinho Araújo

O objetivo é desenvolver ações para mitigar os impactos gerados na economia da cidade pela epidemia

18 de dezembro de 2020

O Comitê de Retomada Econômica de Rio Preto, constituído no último dia 2 de dezembro para auxiliar na recuperação financeira pós-pandemia, apresentou na manhã desta sexta-feira (18), ao prefeito Edinho Araújo, 83 propostas a serem desenvolvidas no Município.

O presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, foi o responsável por entregar ao prefeito o documento da força-tarefa sugerindo ações para complementar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos para retomada da economia da cidade, preservando as empresas, os empregos e a renda dos trabalhadores.

Dentre as ações estão 39 propostas socioeconômicas, 14 na área da assistência social, 20 de gestão pública e tecnologia, 3 de gestão das ações e comunicação e mais 7 propostas de longo prazo com entregas no curto prazo. As sugestões buscam estimular a estruturação de pequenos comércios e serviços para reduzir a necessidade de deslocamentos dos consumidores e fortalecer negócios em comunidades afastadas e pequenos comércios, implantação de um centro de convenções e eventos, redução da carga tributária municipal, reorganização das leis municipais, entre outras.

O prefeito Edinho Araújo falou sobre a expectativa com ações nas áreas de saúde e na economia, com total transparência na divulgação de informações para manter o cidadão bem informado.

“Tenho entusiasmo e muita expectativa em torno desse trabalho que será desenvolvido pelo Comitê. A expectativa não é só minha, gestor público, mas de toda uma população que anseia por boas notícias”, afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com Edinho Araújo, todo o plano será construído conversando com cada um dos atores envolvidos. “Isso irá fazer com que possamos elaborar uma proposta completa, um plano robusto e seguro para as famílias rio-pretenses”.

Orlando Bolçone, responsável por coordenar as ações, destacou que é preciso seguir com a retomada das atividades com o apoio de todos os poderes e membros do Comitê, que veem a necessidade da retomada das atividades para restabelecer a saúde econômica do município de Rio Preto.

“Foram discutidas as bases para um plano de reabertura do comércio de forma responsável, preservando-se o isolamento para os vulneráveis e o distanciamento físico, sem comprometer a saúde coletiva. Além disso é preciso acolher aqueles que foram duramente impactados durante a pandemia”, completou Bolçone.

A reunião on-line contou com a participação de todos os integrantes do Comitê. Além de Kelvin Kaiser, o prefeito acompanhou a apresentação das ações ao lado do presidente da Câmara, Paulo Pauléra, do chefe de Gabinete, Zeca Moreira e do secretário de Comunicação, Mário Soler.

O Comitê terá 17 entidades representativas entre elas: Acirp, Sebrae, Sesc, Sesi, Sest/Senat, Ciesp/Fiesp, Sinduscon, Fatec, Funfarme, Sociedade de Medicina, OAB e as secretarias de Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, Fazenda, Planejamento, Trabalho e emprego e com apoio da secretária de Comunicação Social.