COMUNICADO

O prefeito Edinho Araújo recebeu informação de que o Exército Brasileiro realizou uma reestruturação que prevê o fechamento de várias […]

24 de janeiro de 2020

O prefeito Edinho Araújo recebeu informação de que o Exército Brasileiro realizou uma reestruturação que prevê o fechamento de várias Delegacias do Serviço Militar no Estado de São Paulo. A 13ª Delegacia do Serviço Militar de Rio Preto, que funciona há 50 anos no município, teria a estrutura transferida para outra delegacia da região. Assim que o assunto chegou a conhecimento do prefeito, ele iniciou tratativas junto ao governo federal, por meio do Exército Brasileiro para reverter esta decisão. Na quinta-feira (23/1), o prefeito recebeu informação oficial, do General de Divisão, João Chalella Júnior, comandante da 2ª Região Militar do Sudeste, garantindo que a Delegacia de Rio Preto permanecerá funcionando normalmente.

A 13ª Delegacia do Serviço Militar funciona atualmente na rua São José, n. 43, Vila Fioresi. Tem jurisdição sobre outras Juntas de Serviço Militar, lotadas nos 17 municípios da região de Rio Preto. No período de julho/18 a junho/19 foram realizados 4.265 alistamentos de jovens que completaram 18 anos de idade, sendo 2. 980 somente em Rio Preto.

Os serviços principais realizados são:
– Emissão de 1ª Via de Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Emissão de 2ª Via de Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Adiamento do Serviço Militar;
– Processos de Isenção do Serviço Militar ;
– Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo ;
– Comissão de Seleção dos conscritos (jovens aptos para o serviço militar);
– Apresentação para prova de vida de militares inativos e pensionistas do Exército, Marinha e Força Aérea;
– Processos de Certidão de Tempo de Serviços prestados no Exército Brasileiro.