Comunidade escolar leva 715 alunos ao cinema

Ideia surgiu da estratégia da escola Sylvio Benito Martini voltada às experiências práticas da vida social

25 de outubro de 2023

Quando a comunidade escolar se une em torno de um propósito, o objetivo é alcançado. Foi justamente o que ocorreu na escola municipal Deputado Sylvio Benito Martini, no Jardim Santo Antônio, em Rio Preto.

A união de esforços entre direção da escola, coordenadoria pedagógica e a Associação de Pais e Mestres (APM) viabilizou a ida ao cinema de 715 alunos, como explica a diretora Samanta Marques que, para dar essa oportunidade aos alunos, literalmente teve que pôr a mão na massa.

“A equipe gestora da EM Deputado Sylvio Benito Martini pensou em proporcionar aos alunos uma experiência diferente neste mês das crianças. O cinema era um passeio que os alunos gostariam de fazer, pois muitos ainda não conheciam. Então, fizemos uma campanha com a venda de pizzas e arrecadamos dinheiro para que todos pudessem ir”, conta ela.

A comunidade da região também ajudou e foi possível conseguir até um ônibus emprestado que ficou à disposição da unidade escolar durante toda a semana passada para transportar os estudantes. “Foi uma semana muito alegre e divertida para eles”, diz a diretora Samanta Marques.

Segundo Vagner Correia de Brito, coordenador pedagógico da Sylvio Benito, a ida das crianças ao cinema surgiu da estratégia de ensino da escola que é voltada às experiências práticas da vida social.

“Nada mais significativo e prazeroso do que uma sessão de cinema com seus amigos e professores. Através do Projeto Cine Escola do Centerplex, que disponibiliza sessões exclusivas à valores acessíveis, a comunidade escolar fez uma campanha de venda de pizzas e conseguimos levar os alunos. A exibição de filmes é uma estratégia integrada e articulada ao plano de ensino, que proporciona não somente diversão, mas estimula a observação, sensibilidade e imaginação. E foi uma satisfação enorme ver nossos pequenos tão entusiasmados com essa vivência”, informou o coordenador Vagner.

O objetivo desta prática, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi promover a reflexão entre os alunos. Uma das características do cinema como linguagem é expressar ideias, opiniões e sensações, trazendo possibilidades de aprendizado.

Cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, uma turma ia ao cinema sempre acompanhada pelo professor regular da sala de aula. As sessões foram realizadas em um shopping da cidade e o filme escolhido foi “Elementos” da Disney e Pixar.

O longa-metragem se passa na Cidade Elemento, onde todos os seus habitantes fazem parte de algum grupo dos quatro elementos da natureza, que são fogo, água, terra e ar. E todos esses personagens vivem em harmonia. O filme tem como mensagem respeitar a diversidade, as relações familiares e mostra a importância da inclusão na sociedade.

Ao criar estratégias pedagógicas colaborativas com o entorno, a escola municipal Deputado Sylvio Benito Martini consegue ensinar aspectos importantes da vida em comunidade aos estudantes, como a cidadania, o pensamento coletivo, além da empatia e da responsabilidade.

Texto fotos: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação