Conselho Afro apresenta Plano de Ação à Secretaria da Mulher

Dez comissões foram formadas para viabilizar as metas propostas

6 de julho de 2020

O mês de julho começou dinâmico e esperançoso para a comunidade negra de Rio Preto: o Conselho Municipal Afro, ligado à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, apresentou seu Plano de Ação com metas a curto, médio e longo prazo, formando 10 comissões para concretizá-las, com o objetivo de integrar o cidadão negro e o poder público na formulação das políticas públicas de igualdade racial no município.

A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 1º de julho, na sede da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, sob a coordenação do presidente do conselho, o webdesigner Elias Viana (Darok). Participaram do encontro a secretária Maureen Cury, Jorge Vermelho (Cultura), Denise Maria Ferreira, Altair Pereira (Departamento Afro da Secretaria), Amena Cury (Saúde), Osvaldo do Nascimento (Acirp), Ana Paula Fenerichi e Sandra Migliorança (ambas da Mulher).

“O Plano de Ação do Conselho Afro foi redigido por uma comissão específica e dele resultaram dez comissões diferentes, abrangendo as necessidades da comunidade negra. E apresentamos para a secretária Maureen, com a proposta de trabalhar em conjunto as políticas públicas de igualdade racial no município, mostrando a necessidade de incluir a população nessa discussão,” disse o presidente Darok.

“Foi muito importante falarmos sobre este plano de ação do Conselho e as ações da Secretaria. Sociedade civil e governo municipal, dando visibilidade às ações para construirmos políticas que melhorem, cada vez mais, as condições de vida da população negra de Rio Preto,” disse a secretária Maureen.

Entre as atividades já desenvolvidas pelo Conselho foram listadas: intervenção em casos de racismo (como o de um adolescente preso por portar algumas gramas de maconha e sem julgamento de seu habeas corpus); articulação do Novembro Negro, unindo atividades do Poder Público, empresas privadas e entidades; finalização do Regimento Interno do Conselho; integração com outros conselhos municipais; e a formação de comissões específicas.

São essas as comissões específicas: Comunicação, Consultoria Jurídica, Editais e Fomento, Estrutura, Formação, Fórum de Igualdade Racial, Fundo e Finanças, Novembro Negro, Plano de Ação e Regimento Interno.

Na elaboração do documento participaram os conselheiros representantes do poder público (titulares/suplentes): Amena Cury e Elias Viana; os conselheiros representantes da sociedade civil (titulares/suplentes): Claudia Prestes, Edna Souza, Mônica Galindo, Osvaldo Nascimento e Paulo Roberto, e o representante da Secretaria, Altair Pereira.

O Conselho Afro tem como atribuição propor e mediar políticas públicas de Igualdade Racial, garantir a participação da Comunidade Negra e desenvolver projetos próprios que visem o fim do racismo, do preconceito e da desigualdade racial, através da integração entre os diversos setores da sociedade.