Conselho PcD formaliza propostas construídas em conferência

Membros devem se reunir nos próximos dias para encaminhar sugestões aos órgãos competentes

30 de outubro de 2023
Usuários do Instituto dos Cegos participam da VI Conferência PcD: discussão de propostas

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) de São José do Rio Preto deve se reunir nos próximos dias para formalizar as propostas surgidas durante a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conforme o Regimento Interno do evento, deverão ser encaminhadas até cinco propostas por eixo no âmbito municipal, até duas relativas à esfera estadual e uma com abrangência nacional. A conferência, no dia 27, no campus da Unip, reuniu mais de 200 pessoas entre usuários e apoiadores.

No Estado, quem recepcionará as sugestões é o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). Até o final de abril de 2024, o órgão deve promover a conferência estadual. Em Brasília, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) organiza a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para julho do ano que vem.

Durante a conferência local, as discussões dos eixos foram organizadas em grupos de trabalho. Cada sala contou com sete voluntários para as funções de coordenador, relator, facilitador e apoiador. Os cinco eixos temáticos sugeridos pelo Conade são: participação PcD; acesso a políticas públicas; financiamento de políticas públicas; cidadania e acessibilidade e comunicação universal. As discussões começaram no mês de julho, com as pré-conferências. Foram cinco, no total, cujo objetivo era dar início às discussões dos eixos.

A presidente do CMPCD, Sonia Regina Atique, informa que as propostas construídas durante o evento versam sobre acessibilidade, inclusão, financiamento e garantia de direitos em diversas áreas, como educação, saúde, emprego e cultura. “Consideramos que a conferência foi um sucesso. Agradecemos o empenho dos participantes e de todos os envolvidos na organização e concretização do evento. Sem a dedicação da equipe, não seria possível. Agora, vamos organizar as propostas para fazer os encaminhamentos necessários.”

Diálogo

A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, Maria Cristina de Godoi Augusto, também avalia positivamente o encontro. “Estou muito feliz com a grande participação dos usuários, instituições e da sociedade civil. É um momento democrático, de diálogo sobre propostas e melhorias nas diversas áreas voltadas às políticas públicas ligadas à causa PcD.” A pasta é parceira no evento.

O advogado Marcelo de Oliveira Lavezo, coordenador da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto, proferiu uma palestra sobre o cenário atual do direito das pessoas com deficiência. Na sua explanação, abordou questões voltadas à saúde, educação, transporte e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A conferência é um evento muito importante para se discutir políticas públicas de acesso e inclusão e, assim, garantia do direito dessas pessoas. A união entre sociedade e instituições permite a construção de soluções para o poder público, rumo a uma sociedade mais igualitária.”

A usuária da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Rio Preto Cláudia Pereira Guidolin compôs a mesa de abertura da VI Conferência e, ao fazer uso da palavra, compartilhou suas experiências. “Estou orgulhosa de ter contado minha história. Precisamos disso para as pessoas perceberam a importância da causa.”

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto