Copa Franco Montoro de Xadrez irá homenagear atleta de Rio Preto

Enxadrista Ramon Arnal Carrasco Júnior representou a cidade por mais de 40 anos em competições nacionais e internacionais

20 de outubro de 2023

No próximo sábado, dia 21, cerca de 100 equipes de enxadristas são esperadas para a Copa Franco Motoro e Copa Ramon Arnal Carrasco Junior. A competição será realizada no Clube Pinheiros, em São Paulo, e é organizada pela Federação Paulista de Xadrez.

“Rio Preto vai participar com  15 atletas, competindo no masculino e feminino. Alegria em dobro para a equipe, já que este ano a Federação vai homenagear um dos maiores atletas no xadrez, o nosso eterno Ramon Arnal”, disse o técnico da equipe, Leomar Barbeiro Borges.

Ramon Arnal Carrasco Junior faleceu em setembro de 2023, aos 60 anos de idade. O atleta deixou um legado para os mais novos, dando exemplo de dedicação e amor ao esporte.

“Ramon sempre brilhou no esporte. Representou Rio Preto nos Jogos Regionais e Abertos desde 1979, colecionando troféus. Foram mais de 40 medalhas entre ouro, prata e bronze. Além disso, após deixar de competir, Ramon continuou levando o nome da cidade, desta vez como árbitro em campeonatos nacionais e internacionais”, relembrou o Secretário de Esportes e Lazer, Fábio Marcondes.

Os atletas que vão representar Rio Preto embarcam para a capital nesta sexta-feira, 20. Serão sete rodadas, com início previsto para às 9h e premiação às 17h. Os participantes serão premiados com troféus e um valor em dinheiro.

Ramon Arnal Carrasco Junior

Natural de São José do Rio Preto, Ramon nasceu em 15/09/1962. Formado em Fisioterapia pela UNESP de Presidente Prudente, em 1983, e em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Catanduva, em 1987, dedicou mais de 40 anos ao esporte, sempre representando São José do Rio Preto.

Foi presidente da Federação Paulista de Xadrez nos biênios 2011/12 e 2013/14, chefe da Delegação Brasileira no Campeonato Mundial da Juventude, em Oropesa del Mar, na Espanha, no ano de 1998.

O atleta representou a cidade de Rio Preto, nos Jogos Regionais e Abertos, desde 1979, ininterruptamente. Durante este período, as conquistas foram muitas: 34 medalhas em Jogos Regionais, sendo 25 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze. Já nos Jogos Abertos foram 14 medalhas, 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Ele também foi vice-campeão do USO Open, em Orlando (USA) em 1997, campeão do Paulista Interclubes do Interior e bi-campeão do Paulista Interclubes.

Na arbitragem acumulava participações internacionais como no campeonato Internacional de Xadrez na Olimpíada de Calvia, Espanha; no Campeonato Mundial sub-16 por equipes em Batatais (MG), árbitro na comemoração dos 450 anos de São Paulo, com a presença dos Campeões Mundiais Garry Kasparov, Anatoly Karpov e Viswanathan Anand; ábitro do Continental das Américas, em Montevidéu -URU/2017; árbitro no Torneio Internacional Mario Covas, árbitro no Torneio Internacional Regina Helena; árbitro na final do Campeonato Brasileiro Absoluto, Feminino e Categorias; árbitro na final do Campeonato Paulista Absoluto, feminino e Categorias.

Enquanto técnico, Ramon atual junto a equipe de Rio Preto de 1988 a 2023. De lá pra cá foram muitas vitórias: 36 medalhas, sendo 13 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze, todas em Jogos Abertos.

Pelo Jogos Abertos da Juventude, foi medalha de ouro como técnico da equipe feminina de xadrez.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação