Creche em Rio Preto serve de modelo para educadores de Irapuã
Visitantes elogiaram a qualidade do atendimento oferecido pela escola Osni Assis Pereira
A gerência da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu nesta segunda-feira, 14, a visita de um grupo de profissionais da cidade vizinha de Irapuã, município localizado a cerca de 60 quilômetros de Rio Preto.
Antes de inaugurar uma creche em Irapuã, a diretora da Educação Infantil Daniela Maria dos Santos e a coordenadora pedagógica Poliany Veloso dos Santos vieram para Rio Preto conhecer o trabalho realizado na creche Osni Assis Pereira, no bairro Egydio Zani. Elas foram recepcionadas pela gerente da Educação Infantil da SME, Karina da Silva Mateus e pela diretora da escola Osni, Juliana Rodrigues Tomaz de Andrade.
“Nós viemos para Rio Preto para olhar coisas novas, com o intuito de melhorar a nossa escola. Viemos para buscar o que há de melhor para as nossas crianças. Estamos amando a visita”, disse a coordenadora Poliany, de Irapuã.
Para a diretora Daniela Maria do Santos, a viagem é muito importante, uma vez que Rio Preto é referência para a região quando o assunto é educação de qualidade. Segundo ela, as visitas servem para conhecer os serviços prestados, saber mais sobre os conceitos pedagógicos e aprender também sobre a infraestrutura e os equipamentos ideais a serem utilizados.
“Como nós estamos para inaugurar uma nova creche na cidade, em Irapuã, nós viemos buscar em Rio Preto conhecimento, buscar alternativas e modelos de atendimento para os alunos. A creche Osni Assis Pereira é um sonho pra nós. Ela é maravilhosa, as crianças são muito bem cuidadas e totalmente integradas com a Educação Infantil, um exemplo a ser seguido”, informou a diretora.
Inaugurada em junho de 2022, com capacidade para receber até 200 alunos com idades entre 0 e 5 anos, a escola Osni Assis Pereira, que atende 132 alunos matriculados em período integral e parcial, de manhã e à tarde, valoriza as diferentes formas de contato com a natureza.
Como curiosidade, entre as atividades diferenciadas já se destacou, por exemplo, o plantio das árvores nas dependências da unidade escolar. No ano passado, todas as turmas tiveram a oportunidade de colaborar, inclusive os bebês, de forma monitorada e lúdica.
As árvores integraram desde o início o projeto da construção da escola, além de toda infraestrutura, mobiliários e brinquedos pedagógicos que foram entregues na ocasião da inauguração.
A proposta de trabalho contempla todos os direitos de aprendizagem para a criança, e o plantio das árvores tem relação direta entre homem e o meio ambiente.
Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação