Cultura divulga programação do Janeiro Brasileiro da Comédia 2022

Por conta da pandemia, evento foi adiado para 19 a 27/03, durante comemorações do aniversário de Rio Preto

24 de fevereiro de 2022

O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) chega à sua 19ª edição em 2022, após um ano sem realização por conta da pandemia de covid-19, trazendo uma programação mais ampla e descentralizada. Neste ano, serão 13 espetáculos entre selecionados e convidados, que vão apresentar o melhor do teatro nacional de comédia e humor, em Rio Preto, com entrada gratuita.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Janeiro Brasileiro da Comédia acontece entre os dias 19 e 27 de março, marcando a retomada de eventos realizados pela pasta. O festival vem crescendo em suas últimas edições: em 2020, o JBC teve 11 espetáculos, três a mais que em 2019, ano em que teve oito peças.

Lançamento

O lançamento da programação do JBC 2022 foi realizado na manhã desta quarta-feira, 23/02, em coletiva à imprensa no gabinete do prefeito, Edinho Araújo.

O secretário de Cultura, Pedro Ganga e o assessor da pasta e curador do JBC, Jorge Vermelho, apresentaram as atrações. Também participou da coletiva, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Rodolfo Kfouri.

Para o prefeito Edinho Araújo, o JBC 2022 marca a retomada da Cultura no pós-pandemia, sinalizando uma série de ações, realizações e eventos que virão. “É um momento muito aguardado e importante de retomada. Tivemos que adiar de janeiro para março, por conta da nova onda da variante ômicron, mas agora seguiremos com a programação do Janeiro da Comédia, seguindo protocolos e movimentando o setor cultural e econômico, além de oferecer lazer, artes e diversão gratuitamente para o rio-pretense”, comemorou o prefeito.

O secretário Pedro Ganga destacou as realizações da pasta mesmo durante a pandemia e também falou da satisfação que é trazer os eventos da Cultura de volta. ”É o momento tão aguardado em que voltamos a ter contato direto com o público, e temos novidades que serão vistas durante o Janeiro da Comédia: como equipamento novo de luz e som no Teatro Paulo Moura, reforma e equipamentos no Nelson Castro, reforma na Casa de Cultura. Melhorias que aconteceram ou foram finalizadas durante a pandemia e que agora as pessoas poderão usufruir”, pontuou Ganga.

Rodolfo Kfouri, presidente do CMPC e representante da sociedade civil e do segmento de Teatro e Circo no conselho, também falou da importância da retomada dos eventos para movimentar o setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia. “O JBC também marca uma parceria entre o poder público e a sociedade civil nas decisões das políticas culturais. O conselho participou na escolha da curadoria e vem de encontro com a proposta de uma gestão cada vez mais participativa”, destacou.

O assessor e um dos curadores, Jorge Vermelho, lembrou que apesar da mudança atípica de data, o novo período para a realização do JBC veio a calhar. “O Janeiro da Comédia vai ter início no dia de aniversário de Rio Preto, 19/03 e termina no dia 27/03, Dia Nacional do Circo. Além do humor e da comédia, o JBC traz importantes reflexões sobre temas atuais”, afirmou Vermelho.

Mudança

Extraordinariamente, o JBC neste ano foi transferido para o mês de março, por conta do aumento de casos de covid-19, no início de janeiro. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada espetáculo, no local de apresentação. O festival passa a integrar as comemorações pelo aniversário de São José do Rio Preto.

Com a reforma do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, sede oficial do JBC, pela terceira vez, o festival terá como palco principal o Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo Swift. Sucesso desde 2019, a Mostra Descentralizada também continua e se expande em 2022, levando os espetáculos do Janeiro Brasileiro da Comédia para diversos locais da cidade.

Abertura

O espetáculo que abre o JBC 2022 no dia 19/03, no Teatro Municipal Paulo Moura, com sessão às 20h, será “Birita, Procura-se”, de “A Casa de Lagartixas”, de São José dos Campos-SP. A peça trará, com palhaçaria e humor, uma reflexão real sobre capacitismo, dilemas da vida moderna e pressão social. Apresentada pela palhaça Ariadne Antico, Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia seus limites para exercer alguma função importante na sociedade. Assim como qualquer mortal tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?

O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos. Após a apresentação terá início a rodada de debates, que neste ano será mediada por Hugo Possolo, palhaço, ator, autor e diretor do Grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, de São Paulo/SP. Os debates acontecem todas as noites, ao término de cada sessão realizada no palco principal, o Teatro Municipal Paulo Moura. Os debates são espaços de reflexão acerca da fruição da obra apresentada, oferecendo elementos para a análise crítica e entendimento do processo de construção do espetáculo.

Espetáculos

Além de “Birita, Procura-se”, o JBC 2022 terá outros 12 espetáculos: “Aos 50, quem me aguenta?” – (Coletiva Comunicação Integrada – Salvador/BA); “Bye, bye, Bangu” – (Slapt!!! Produções Artísticas – Rio de Janeiro/RJ); “Circo Excêntrico” – (Cia LaClass Excêntricos – São Paulo/SP); “Desajustada” – (Cia Pé de Vento Teatro – Florianópolis/SC); “Luna de Miel” – (Lamira Artes Cênicas – Palmas/TO); “Macho Man” – (Coletivo Bacurinhas – Belo Horizonte/MG); “O Perrengue da Lona Preta” – (Trupe Lona Preta – São Paulo/SP); “Retumbantes” – (Sanfonástica Produções – Coprodução entre as cidades de São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA) e “Um Musical de Palhaças – cada uma no seu quadril” – (As Marias da Graça – Rio de Janeiro/RJ). De Rio Preto, os espetáculos participantes são: “A Revolução dos Bichos” – (Cia Apocalíptica), “Máfia (Cia para Pessoas Solitárias)” e “Sabiás do Sertão” – (Cia Cênica).

Ingressos e protocolos

O JBC 2020 adotará os protocolos vigentes para evitar a covid 19. O uso de máscara será obrigatório durante as apresentações e todas as ações formativas. Haverá disponibilização de álcool em gel 70% e necessidade de apresentação do comprovante de vacinação (esquema vacinal completo). Haverá utilização de 70% da capacidade máxima dos espaços. Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e poderão ser retirados uma hora antes do início da sessão, no local de cada apresentação. As ações formativas são gratuitas, tem vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia (mais informações abaixo).

Mostra Descentralizada

Na edição 2022, a Mostra Descentralizada levará a programação do JBC, além do Teatro Municipal Paulo Moura, para os seguintes locais: CEU das Artes Aristides dos Santos, Teatro Municipal Nelson Castro, Centro Social Estoril, Centro Cultural Vasco, Praça dos Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt, Praça São Sebastião de Talhado, ECO Santo Antônio e Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Ações Formativas

O JBC traz ainda uma série de ações formativas que refletem sobre o papel do humor nas artes cênicas. Todas as atividades formativas são gratuitas e voltadas para artistas profissionais e amadores.

As ações formativas do JBC 2022 serão compostas, além dos debates ao fim de cada apresentação da Mostra Oficial, por nove workshops realizados com profissionais dos espetáculos que se apresentam no festival (confira programação abaixo), e ainda um Master Class: “Palhaçaria Contemporânea”, nos dias 25 e 26/03, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Ambos os cursos serão ministrados por Hugo Possolo, dos Parlapatões e voltados para artistas, profissionais ou amadores.

As inscrições para as formativas já estão abertas e devem ser feitas no portal da Prefeitura, na página do JBC: www.riopreto.sp.gov.br/2022jbc.

O telefone para mais informações é o 3202-2310. Confira a programação completa do JBC no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br/2022jbc

Curadoria

A curadoria do JBC é de Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura e a Comissão de Seleção dos espetáculos foi composta por: Álvaro Assad, do Rio de Janeiro/RJ, Felícia de Castro, de Salvador/BA e Linaldo Telles, de São José do Rio Preto.

Histórico JBC

O Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003, para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2022, completa 20 anos de história e 19 edições. O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados, dentre outras ações.

O processo de avaliação das propostas inscritas foi realizado em três etapas: triagem administrativa com conferência de todos materiais obrigatórios; processo seletivo que avaliou o conteúdo das propostas classificadas na primeira etapa e contratação. (Texto: Josy de Sá/Fotos: Ivan Feitosa)

Balanço inscrições

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu 103 inscrições de espetáculos de todo o Brasil, 41 a mais que na última edição, em 2020. Foram 95 inscrições de grupos de todo o país e oito de espetáculos locais inscritos para a Mostra Descentralizada. O JBC recebeu inscrições de 13 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Sul), além do Distrito Federal. Confira a lista abaixo:
Rio de Janeiro/RJ – 13
Nilópolis/RJ – 01
Niterói/RJ – 01
Araruama/RJ – 01
Recife/PE – 01
Gloria do Goita/PE – 01
São Paulo/SP – 12
Ribeirão Preto/SP – 03
Sertãozinho/SP – 03
Barueri/SP – 02
Presidente Prudente/SP – 02
Santos/SP – 02
São José dos Campos/SP – 02
Botucatu/SP – 01
Franco da Rocha/SP – 01
Santo André/SP – 01
São Caetano do Sul/SP – 01
Vinhedo/SP – 01
Campinas/SP – 04
Brasília/DF – 02
Salvador/BA – 02
Arapiraca/AL – 01
Porto Alegre/RS – 07
Caxias do Sul/RS – 01
São Leopoldo/RS – 01
Florianópolis/SC – 03
Itajaí/SC – 01
Navegantes/SC – 01
Curitiba/PR – 04
Londrina/PR – 06
Maringá/PR – 01
Belo Horizonte/MG – 03
Uberlândia/MG – 01
Palmas/TO – 01
Itapioca/CE – 01
João Pessoa/PB – 04
Cuiabá/MT – 01

PROGRAMAÇÃO JANEIRO BRASILEIRO DA COMÉDIA 2022:
ESPETÁCULOS
– Birita, Procura-se – (A Casa de Lagartixas – São José dos Campos-SP)
19/03, sábado, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– A Revolução dos Bichos (Cia Apocalíptica- São José do Rio Preto/SP)
20/03, domingo, 18h – Praça Matriz São Sebastião – Distrito de Talhado
21/03, segunda-feira, 18h30 – Centro Cultural Vasco
24/03, quinta-feira, 16h – CEU das Artes Aristides dos Santos

– Máfia (Cia para Pessoas Solitárias- São José do Rio Preto/SP)
20/03, domingo, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro
22/03, terça-feira, 19h – Eco Santo Antônio
23/03, quarta-feira, 20h – Centro Social do Estoril

– Circo Excêntrico (Cia LaClass Excêntricos-São Paulo/SP)
20/03, domingo, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Aos 50, quem me aguenta? – (Coletiva Comunicação Integrada -Salvador/BA)
21/03, segunda-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Luna de Miel (Lamira Artes Cênicas – Palmas/TO)
22/03, terça-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Macho Man (Coletivo Bacurinhas- Belo Horizonte/MG)
23/03, quarta-feira, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro

– Bye, bye, Bangu – (Slapt!!! Produções Artísticas – Rio de Janeiro/RJ)
23/03, quarta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Desajustada (Cia Pé de Vento Teatro – Florianópolis/SC)
24/03, quinta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Sabiás do Sertão (Cia Cênica- São José do Rio Preto/SP).
25/03, sexta-feira, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro
26/03, sábado, 18h30 – Centro Cultural Vasco
27/03, domingo, 20h – Praça dos Esportes e da Cultura – Distrito de Engenheiro Schmitt

– Um Musical de Palhaças – cada uma no seu quadril (As Marias da Graça – Rio de Janeiro/RJ)
25/03, sexta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– O Perrengue da Lona Preta (Trupe Lona Preta – São Paulo/SP)
26/03, sábado, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

– Retumbantes (Sanfonástica Produções – São Paulo/SP)
27/03, domingo, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

AÇÕES FORMATIVAS

– Master Class – Palhaçaria Contemporânea (Hugo Possolo – Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP)
25 e 26/03, sexta e sábado, 14h às 18h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshops
– O diário do ridículo
20/03, domingo, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Pessoas interessadas em iniciar uma caminhada no universo da palhaçaria.
Capacidade: Até 10 pessoas

– O Eu cômico e os caminhos individuais
21/03, segunda, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Profissionais da dança e do teatro.
Capacidade:Até 15 pessoas.

– Interpretação Teatral e Expressão Vocal
22/03, terça, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público:Atrizes/atores iniciantes e estudantes de teatro.
Capacidade:Até 20 pessoas.

– Dança e Clown
23/03, quarta, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público:Iniciantes na arte da palhaçaria.
Capacidade: Até 15 pessoas.

– O humor em cena – com Diogo Camargos
23/03, quarta, 14h às 16h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Atrizes/Atores a partir de 14 anos.
Capacidade: Até 20 pessoas.

– Drag King
24/03, quinta-feira, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Mulheres cis e trans e pessoas interessadas em performar masculinidades.
Capacidade: Até 20 pessoas, a partir de 18 anos.

– Palhaçaria e comicidade física
25/03, sexta-feira, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Profissionais e estudantes das artes cênicas e pessoas interessados na arte do palhaço, acima de 18 anos, com disposição para o trabalho físico (com ou sem experiência em palhaço ou teatro).
Capacidade: Até 20 pessoas.

– Metodologia da dramaturgia na palhaçaria feminina
26/03, sábado, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Palhaças/os, atores, atrizes e estudantes de teatro, a partir de 15 anos.
Capacidade: Até 20 pessoas.

– Palhaço popular – jogo e improviso
27/03, domingo, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle
Público: Atrizes e atores, a partir de 16 anos.
Capacidade: Até 15 pessoas.