Cultura lança programação do mês da Consciência Negra

Ações e atrações reúnem comunidade negra, coletivos, artistas num panorama da produção cultural desse segmento em Rio Preto

1 de novembro de 2018

Com o propósito ter uma ação de valorização de cultura negra, muito além do dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria dos Direitos para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, organizou para este ano um mês de programação dedicado à cultura negra que começa neste sábado, dia 3 de novembro e vai até o dia 9 de dezembro. Todas as atividades terão entrada gratuita.

O primeiro evento que abre a programação será o U-Terreiro, um encontro que contará com Samba de Partido Alto Oná Imó, Capoeira de Angola com Besouro Cordão de Ouro, intervenção de Dança(Dtr), discotecagem de Vinil (Black Music) e a poesia com o Sarau Protesto, de Franca/SP, com o Mestre Griot, Carlos de Assumpção. O evento tem coordenação de Taroba e acontece no Espaço Cultural Cafundó, neste sábado, dia 3, à partir das 16h, com entrada gratuita.

A programação estendida do mês da Consciência Negra, tem como missão dar território à diversidade das expressões culturais da comunidade negra, dos coletivos e artistas independentes da cidade, voltados a este universo. Para isso, os artistas foram convidados pela Secretaria de Cultura para trazer trabalhos que já estavam desenvolvendo, ampliá-los, distribuir essa programação pela cidade e participar de um grande encontro da cultura negra, que acontecerá no dia 16 de novembro, a Noite Preta.

A Noite Preta acontecerá no Complexo Swift, das 18h às 23h59, ocupando diversos espaços e terá quase 30 participações e intervenções. As apresentações começam às 19h com Batuqueiros da Vila no mezanino, às 20h30 tem encontro do Obará Bloco Afro, as Valquírias, Terno de Congada Chapéus de Fitas no estacionamento da Swift e às 21h começa uma maratona de apresentações no formato pocket show. São elas: Terno de Congada,Poesia Pretas PalaBRas, Cia Procuru, Texto com Ícaro Negroni, Dança Ritualística (Kauê e Pai Alan), Cia Dindara, Texto com Gisele Lançoni,Poesia João Paulo. O encerramento será no Teatro Paulo Moura com Obará, As Valquírias e Terno de Congada, levando o público para fora e às 22h20 tem show Os RioPretanos no mezanino. Durante todo o evento haverá Mostra Artesanato, Exposição Aristides dos Santos, Food Trucks e Baiana do Acarajé. Confira abaixo a programação completa do mês da Consciência Negra que também conta com parceria da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

PROGRAMAÇÃO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dia: 03/11
Hora: 16h
Local: Espaço Cultural Cafundó
U-TERREIRO
Encontro que contará com Samba de Partido Alto Oná Imó, Capoeira de Angola com Besouro Cordão de Ouro, Intervenção de Dança(Dtr) Discotecagem de Vinil (Black Music) e a Poesia com o Sarau Protesto, de Franca/SP, com o Mestre Griot, Carlos de Assumpção. Responsável: Taroba

Dia: 06/11
Hora: 18h
Local: CCJ
OFICINA POEMA FALADO
Oficina Literária “Poema Falado” – Literatura Negra
O Projeto tem o intuito de promover um encontro do público acerca da história do Poetas Negros e suas poesias que na maioria das vezes não conhecem e por muitas vezes não foi ensinado na escola: trajetória de cada movimento literário e ou manifestações literárias negras e movimentos negros que nos trouxeram à tona a discussão de resistência no Brasil. Responsável: Ivan

Dia: 15/11
Hora: 16h
Local: Represa Municipal Lago 2
PIQUENIQUE DAS PRETAS
O Piquenique com as Pretas não é, apenas, um momento de descontração. É um espaço seguro para que mulheres, e aqui enfatizamos o recorte de raça, possam se sentir seguras para partilharem suas histórias de vida. A edição de Novembro será especial, pois trará dois temas muito relevantes: “Mulher preta no cenário nacional”, com Tatiane Souza e “A afetividade e a mulher negra”, com Bárbara de Oliveira Moura.
Coordenação: Sílvia/Edy

Dia: 16/11
Hora: 18h às 23h59
Local: Swift (Mezanino, Auditório, Estacionamento e Teatro Paulo Moura)
NOITE PRETA
19h Batuqueiros da Vila – Mezanino

20h30 Encontro do Obará Bloco Afro + as Valquírias + Terno de Congada Chapéus de Fitas – Estacionamento da Swift

21h – Terno de Congada – 10 minutos
– Poesia Pretas PalaBRas – 5 minutos
– Cia Procuru – 5 minutos
– Texto com Ícaro Negroni – 3 minutos
– Dança Ritualística (Kauê e Pai Alan) – 5 minutos
– Poesia Pretas PalaBRas – 3 minutos
– Cia Dindara – 6 minutos
-Texto com Gisele Lançoni – 2 minutos
-Dança Ritualística (Kauê e Pai Alan) – 5 minutos
-Poesia João Paulo – 5 minutos
-Cia Procuru – 5 minutos
-Texto com Ícaro Negroni – 3 min.
-Cia Dindara – 5 minutos
-Texto com Gisele Lançoni – 3 min.
-Dança Ritualística (Kauê e Pai Alan) – 5 minutos
– Poesia Pretas PalaBRas – 5 minutos
-Poesia João Paulo – 5 minutos
-Texto com Ícaro e Gisele – 2 min.
Encerramento: Teatro Paulo Moura com Obará + As Valquírias + Terno de Congada, levando o público para fora.

22h20 – Show Os RioPretanos – Mezanino

Outras atrações durante todo o evento: Mostra Artesanato, Exposição Aristides dos Santos, Food Trucks e Baiana do Acarajé
Organização Noite Preta: Organização: Vínícius, Amanda, Tatiane, Mayara, Anna, Paulo, Dilceia, Ícaro, Kauê, Pai Alan, Olívia, Beta, Linaldo e João Paulo.

Dia: 17/11
Hora: 15h
Local: Swift – Sala Mezanino
WORKSHOP DANÇA RITUALÍSTICA
Workshop de dança ritualística, toques e cânticos tradicionais da cultura afro
Em uma tarde especial de convivência com a cultura das religiões de matriz africana vamos trazer os sons, ritmos e movimentos dos cultos aos orixás com as suas características falando um pouco do candomblé e da umbanda de uma forma simples.
Coordenação: Kauê e Pai Alan

Dia: 17/11
Hora: 17h
Local: Swift – Sala Mezanino
Roda de Conversa
“VALORES, HISTÓRIAS E CULTURAS DE RAIZ AFRICANA”
Ministrada por: Dra. Tatiane Souza

Dia: 19/11
Hora: 20h
Local: Câmara Municipal
TROFÉU FIDELIDADE ARISTIDES DOS SANTOS
Secretaria Municipal de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia

Dia: 24/11
Hora: 15h
Local: Templo Estrela Verde – Eldorado
OFICINA DE LITERATURA TRADICIONAL YORUBÁ
Essa oficina tem como intuito abordar parte fundamental da literatura tradicional yourubá, transmitida oralmente e conhecida como Corpo Literário de Ifá, onde contém os Itan-Ifá, que são mitos cantados em versos e que abordam todos aspectos éticos, morais e religiosos do povo yourubá.
Ministrada por: João Paulo Rodrigues (Aralotum)

Dia: 29/11
Hora: 19h30
Local: Centro Cultural Manoel Antunes
Oficina Poema Falado – Literatura Negra
Coordenação: Ivan

Dia: 30/11
Hora: 19h30
Local: Centro Cultural Manoel Antunes
Oficina Poema Falado – Literatura Negra
Coordenação: Ivan

Dia: 30/11
Hora: 20h
Local: Céu da Artes – Nova Esperança
Dandaras: Eu Sou
Coordenação: Olívia

Dia: 08/12
Hora: 15h
Local: Instituto As Valquírias
SARAU PRETAS PALABRAS
Com Mayara Ísis, Anna Magalhães, Yanelys Abreu e Sirlane Santana.
Pretas PalaBRas é um coletivo poético de voz e resistência das mulheres negras, que surge em contraposição ao machismo e ao racismo imperantes na sociedade. No sarau “pretas palaBRas” são apresentados poemas autorais das quatro integrantes do coletivo, e de outras mulheres negras latinoamericanas, além do espaço do microfone aberto para interação com o público, momento em que a plateia pode apresentar seus poemas.
Coordenação: Mayara/Anna

Dia: 08/12
Hora: 20h
Local: Teatro Nelson Castro
DANDARAS: EU SOU
“CIA DINDARA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS” – APRESENTA “DANDARAS EU SOU” (ENSAIO ABERTO DE UM PROCESSO INACABÁVEL)
“Mulheres negras encenam situações vividas no dia a dia, alternando entre canto dança e interpretação fazendo um passeio pelo tempo desde Dandara dos Palmares passando por outras personagens da história que lutaram grandemente por igualdade.
Coordenação: Olívia

Dia: 09/12
Hora: 17h
Local: Represa Municipal Lago 2
Desfile Afro
DESFILE AFRO
O Piquenique com as Pretas, edição especial de Dezembro, trará um desfile Afro, que fugirá do estereótipo de exotificação e objetificação do corpo da mulher negra, nosso desfile será logo após os workshops Cuidados com os cabelos crespos e cacheados e Amarrações, turbantes e acessórios realizados durante o piquenique.
Coordenação: Edy/Sílvia