Defesa Civil apresenta Plano de Assistência Humanitária

Lançamento ocorreu nesta quinta-feira, dia 14, no auditório do Parque Tecnológico

14 de julho de 2022

A Defesa Civil de Rio Preto apresentou na manhã desta quinta-feira, 14, o Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Assistências Humanitárias para Situações de Desastres. A reunião contou com a participação das instituições que atuam no atendimento às vítimas em todo tipo de ocorrências.

O encontro foi a primeira etapa do planejamento municipal para chegar a um documento geral, que será resultado da junção dos planos parciais apresentados individualmente por essas instituições.
“A ideia é juntar todas as expertises em um documento que aponte as colaborações de cada instituição, assim como as limitações e como superá-las”, explicou o coordenador da Defesa Civil Carlos Lamin.

A versão inicial do plano traz o mapeamento da cidade com a divisão por regiões e quantificação do nível de risco de ocorrências de grandes proporções em cada uma delas. O relatório aponta as localizações em que deve haver atenção permanente das autoridades públicas e a manutenção de estruturas de atendimento emergencial – como a região do aeroporto.

Além do zoneamento, o projeto prevê a criação da Coordenação Geral de Desastre (CGD) e da Coordenação de Gerenciamento de Emergência (CGE), grupos que serão acionados no caso de qualquer ocorrência com múltiplas vítimas.

“Precisamos estar prontos para criar alojamentos, abrigos e dar suporte rápido e eficiente em caso de um eventual desastre, seja qual for a sua origem ”, explicou Lamin.

Participaram do encontro representantes do Hospital de Base, da Santa Casa, Samu, Corpo de Bombeiros, Semae, Empro, Emcop e das secretarias de Trânsito, Esportes, Educação, Assistência Social e Habitação, além do Fundo Social de Solidariedade.