Defesa Civil realiza simulado estratégico com foco na ajuda humanitária

Atividade visa antever ações executadas em casos de desastre com muitas vítimas, principalmente desabrigadas

7 de dezembro de 2022

A Defesa Civil de Rio Preto promoveu nesta quarta-feira (7/12) um simulado estratégico para listar ações a serem executadas em casos de desastre, em conformidade com o Plano de Contingência para Ajuda Humanitária (PCAH) do município. O documento foi lançado em julho deste ano e está disponível no portal da prefeitura.

A atividade, chamada de simulado de mesa, visa detalhar o papel de cada instituição ou departamento envolvido na situação de emergência, a partir de uma ocorrência de grandes proporções e muitas vítimas, principalmente pessoas desabrigadas. O plano considera também casos de pessoas feridas ou circunstâncias de múltiplos óbitos.

Participaram do treinamento representantes do Corpo de Bombeiros, da Empro, do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), SAMU e das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Assistência Social, Comunicação Social, Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Serviços Gerais.

A partir de um cenário hipotético proposto pela Defesa Civil, os representantes apresentaram a atuação potencial de cada departamento, com foco na ajuda humanitária. A partir da simulação, foi possível identificar pontos em que é preciso avançar para amparar as vítimas de forma mais eficiente.

O exercício foi realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto e coordenado pela empresa Colaborar Consultoria, que faz parte do ambiente de inovações do local. “Nós precisamos estar preparados para agir em casos de desastres que fogem do cotidiano e o simulado de mesa proporciona dificuldades e desafios realistas para dar um melhor atendimento nessas situações”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Rio Preto coronel Carlos Lamin.

Plano de Contingência para Ajuda Humanitária

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação