Dentistas e auxiliares das UBSs promovem atividades de prevenção

Ações nas Unidades Básicas de Saúde de Rio Preto integram Semana de Saúde Bucal

26 de outubro de 2023
Estudantes da Escola Dep. Arlindo dos Santos participam da Semana de Saúde Bucal

Além dos atendimentos aos pacientes da rede municipal de saúde, nesta semana os dentistas e auxiliares também estão promovendo diversas ações nas unidades básicas de saúde (UBSs), escolas e asilos, com o objetivo de orientar sobre saúde bucal.

“A Semana de Saúde Bucal é realizada anualmente pela Secretaria de Saúde para reforçar a importância da higiene bucal, da frequência, da forma de escovar os dentes, da importância de olhar os tecidos moles, observar alterações bucais e procurar o atendimento odontológico”, afirmou a dentista e coordenadora de saúde bucal da Atenção Básica, Ana Maria Pranke.

Nesta terça-feira, 24/10, os estudantes da Escola Municipal Arlindo dos Santos receberam a equipe de odontologia da UBS Parque Industrial para uma ação que ensinou a forma correta de escovar os dentes. Cerca de 430 estudantes de 6 a 10 anos de idade participaram do encontro.

As equipes de dentistas e auxiliares buscais da Secretaria de Saúde também realizaram atividades nas Escolas Cachinhos de Ouro (unidades I e II), Walfredo Fogaça, Nice Beolchi Nunes Ferreira, Daisy Rollemberg e Sítio do Pica- pau Amarelo.

As ações estão sendo realizada de forma lúdica, com apresentação teatral, jogos, fantasias e brincadeiras. “Tivemos profissionais fantasiados de personagens, como a fada do dente. Na unidade Renascer, foram distribuídas máscaras em formato de dente. Todas as unidades estão empenhadas para que a campanha seja positiva”, disse Ana Pranke.

Além do trabalho nas unidades escolares, os profissionais também visitaram os idosos do Asilo São Vicente de Paulo. As orientações continuam com os pacientes que aguardam nas salas de esperas das UBSs. As orientações incluem higiene bucal, prevenção de cárie, doença periodontal, prevenção de câncer bucal e bruxismo. “Também estamos distribuindo material gráfico e brindes”, completou Ana.

Atendimentos odontológicos

As 29 unidades básicas de saúde (UBS) de Rio Preto possuem consultórios odontológicos para acompanhamento de rotinas, avaliações e tratamentos dentários. Do total, 23 unidades também possuem a “Bebê clínica”, ou seja, atendimento odontológico para a primeira infância – de zero a quatro anos de idade.

Para casos de média complexidade odontológica, como cirurgias, próteses e periodontia, o município dispõe de dois Centros Especializados em Odontologia (CEO) – um localizado no Centro e outro na Região Norte. Para ser atendido em um dos serviços, é necessário receber encaminhamento do profissional das UBS.

Para casos de urgência odontológica, os atendimentos são realizados nas UPAs Norte e Jaguaré, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às meia-noite. Na UPA Norte, também é realizado atendimento odontológico de urgência aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h.

“Quando começamos o acompanhamento odontológico precoce, temos chance de obter um prognóstico mais favorável, evitando o sofrimento do paciente por dor, infecção ou mutilações por perda dentária ou perda dos tecidos bucais, que podem causar perda na qualidade de vida e na saúde geral do paciente”, afirmou Ana Pranke.

Para ser atendido nas UBSs, o munícipe deve procurar a unidade mais próxima de casa e agendar o horário na recepção. O acompanhamento de rotina deve ser feito por todos, inclusive idosos que utilizam a prótese. “Mesmo com a prótese total, precisamos acompanhar tecido moles para avaliar a presença de lesões bucais”, finalizou.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMS