Direito de brincar vai da pedagogia à infraestrutura

Além das ações formativas foram instalados 112 novos playgrounds em 80 escolas municipais de Rio Preto

14 de outubro de 2023

O direito de brincar é levado a sério nas ações da Secretaria Municipal da Educação (SME), que colocou em prática um conjunto de medidas que contemplam desde a metodologia pedagógica, formação de professores, até instalações de parques e infraestrutura.

Segundo a diretora pedagógica da SME, Deise Cardoso Maciel, os documentos educacionais que ancoram o currículo e as práticas na Educação Infantil evidenciam as brincadeiras como um dos eixos estruturantes de todo trabalho realizado.

“O brincar configura-se como uma linguagem fundante no cotidiano das crianças de 0 a 5 anos possibilitando infinitas e múltiplas aprendizagens: sociais, físicas, conhecimento de si e do mundo. Dentre tantas outras por meio do brincar, as crianças têm a experiência de seus próprios ritmos e tempos, elabora o ser e estar no mundo e, como nos ensina o poeta Mário Quintana, ‘as crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade’”, diz a diretora.

Este ano foi aprovada Lei Municipal nº 14.408/2023 que instituiu o dia 28 de maio como o Dia Municipal do Brincar, e pela primeira vez a cidade de Rio Preto promoveu a Semana Municipal do Brincar, realizada de 28 de maio ao dia 2 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, onde diversos pontos públicos do município receberam atividades dedicadas à importância e valorização do brincar na infância.

Várias secretarias participaram do evento, Educação, Esporte, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, da Mulher, PcD e Igualdade Racial, envolvendo diretamente mais de três mil pessoas.

As ações fazem todo o sentido porque Rio Preto foi um dos primeiros municípios do Estado de São Paulo a apresentar em 2020, o Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), documento que reúne políticas públicas para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Para a secretária Fabiana Zanquetta, o brincar faz parte do planejamento escolar na Educação Infantil. “Este é um direito da criança e qualquer pessoa pode proporcionar. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento emocional, social e criativo de todos eles”, diz ela.

Garantir o direito de brincar em diferentes espaços e equipamentos da cidade também é uma das diretrizes para a construção de uma política pública sobre a temática, conforme os eixos do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq.

A educadora Ana Carol Thomé, que veio à cidade a convite da secretaria para ministrar palestra formativa como parte das atividades da Semana Municipal do Brincar, chama a atenção para o impacto que a redução e o contato com a natureza têm causado não só nas crianças, mas também nos adultos.

“Estamos ouvindo pela primeira vez o termo ‘déficit de natureza’, que precisa ser visto com muita atenção principalmente nas escolas. Nós temos a oportunidade de promover aulas em novos ambientes e reapresentar a natureza para as crianças”, alertou a palestrante na ocasião.

Diante da realidade pós-pandemia, os espaços junto à natureza, os brinquedos instalados nos pátios das escolas como escorregadores, balanços, escadas de cordas, ganharam nova importância e se transformaram em ferramentas pedagógicas que contribuem naturalmente para o desenvolvimento dos pequenos.

Investimentos em novos playgrounds

Por esta razão e dentro do trabalho proposto pela SME, neste ano foram instalados 112 novos playgrounds em 80 escolas municipais. São brinquedos de madeira feitos sob medida para os alunos de acordo com a faixa etária adquiridos em 2022 em um investimento de R$ 983.200,00.

Para se ter uma noção da importância pedagógica que representam os parques infantis para a SME, basta somar os 80 playgrounds adquiridos e instalados pela secretaria no período de 2018 a 2021, mais os 112 adquiridos no ano passado e instalados agora, no total são 192 conjuntos atuais de brinquedos, compostos por torres de eucalipto tratado com cobertura em fibra e uma série de outros acessórios.

Além dos playgrounds, o departamento de infraestrutura da Educação entregou no primeiro semestre deste ano 59 estruturas físicas como casinhas, tanques de areia, chuveirão, lava-pés, lava mãos, que passaram a equipar 29 unidades escolares da rede.

Segundo a professora formadora de Educação Física da SME, Maria Emília Nunes Rodrigues Arenas, os brinquedos permitem por meio do brincar que a criança incorpore experiências, experimente sentimentos, construa sua autonomia e sua própria identidade.

“Quando a criança se movimenta, ocorre o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras. Nos primeiros anos de vida, a base motora começa a ser formada podendo ser aplicada e verificada até a fase adulta e é importante que seja proporcionada à criança uma vivência ampla de movimentos, porque isso será fundamental para o desenvolvimento integral”, explica Maria Emília.

Manutenção dos brinquedos

Durante o ano, os parques de escolas municipais recebem manutenção nos brinquedos dos playgrounds. As equipes da secretaria seguem cronograma anual de atendimento às escolas para evitar que os materiais se deteriorem.

Texto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
Foto: Prefeitura de Rio Preto