Diretoria do Bem-Estar Animal resgata 24 cães em situação de maus-tratos

Animais estão recebendo tratamento médico veterinário

11 de fevereiro de 2022

A Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), junto à Polícia Ambiental, resgatou nesta quinta-feira, 11/02, 24 cães em situação de maus-tratos no Jardim Ouro Verde. Os animais eram utilizados para caça de javalis. Alguns estavam desnutridos e outros machucados. “Após o resgate, todos foram levados para tratamento médico veterinário, e posteriormente serão colocados para adoção”, afirma o diretor Kelsen Arioli.

Somente em 2022, foram resgatados pela Dibea 42 animais em situação de maus-tratos. Em 2021, foram 65 recuperados. O trabalho de resgate desses animais é realizado em conjunto com a Polícia Ambiental. A população pode denunciar pelo telefone 0800-778-0153 ou pelo e-mail faleconosco.bemestaranimal@riopreto.sp.gov.br.

“Durante a visita técnica realizada pela equipe da Dibea, se forem constatados maus-tratos encaminhamos o caso à Polícia Ambiental, que toma as providências administrativas, como aplicação de multa ou até mesmo prisão. O animal é resgatado pela Diretoria e permanece sob tutela do município em processo de reabilitação. Depois, é castrado e colocado para adoção”, explica Arioli.

Situações como agressão física, mutilação, envenenamento, privação de alimentos e água, falta de cuidados básicos, falta de atendimento veterinário, exposição ao tempo, limitações de espaço e abandono são classificadas como maus-tratos.

“Muitas vezes, as pessoas pensam que os animais de rua estão sendo maltratados, mas muitos deles são cuidados por munícipes e protetoras. A Dibea só atua nos casos em que é constatada a ocorrência de maus-tratos”, complementa o diretor.

Diretoria do Bem-Estar Animal

A Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) foi implementada em Rio Preto em 2017. O objetivo é trabalhar políticas públicas de esterilização de animais e conscientização sobre abandono e maus-tratos. O serviço funciona no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conta com equipe de 12 pessoas, sendo um diretor, um auxiliar administrativo, seis veterinários, três técnicos veterinários e um motorista.

Além da parceria com a Polícia Ambiental e o CCZ, a Dibea também desenvolve ações em conjunto com as protetoras independentes. “Trabalhamos com as protetoras cadastradas para a esterilização dos animais de colônias e também atendemos toda a população, para diminuir o abandono. O departamento também recebe doações de algumas medicações e produtos para os cuidados com esses animais”, finaliza.

Serviço
Diretoria do Bem Estar Animal (Dibea)
Endereço: Av. Projetada 2, 1721 – Estância Jockey Clube
Telefone: 3231-9273 ou 3231-6494
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h