Educação e Assistência Social participam de fórum de combate aos maus-tratos e violência contra crianças

Autoridades públicas de diversos setores estiveram reunidos para debater trabalhos e iniciativas para reduzir número de crianças vítimas de violência

2 de junho de 2023

As secretárias de Educação, Fabiana Zanquetta, e da Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, participaram nesta sexta-feira, dia 2, do 2° Fórum de Combate aos Maus Tratos na infância e adolescência promovido pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Funfarme e Crami, em Rio Preto.

O evento reuniu várias mesas de discussões com autoridades das áreas da saúde, educação, assistência e judiciário com apresentações de ações e propostas para criar protocolos de notificação de casos suspeitos ou confirmados de abusos.

A participação das secretárias municipais aconteceu juntamente com representantes da Diretoria Regional de Ensino e CMDCA que apresentaram números e iniciativas que acontecem no âmbito escolar para ampliar a rede de proteção.

Dados apresentados pela Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) apontam que apenas 0,33% dos casos de abusos registrados acontecem dentro das escolas, enquanto 26,95% são dentro de casa, mostrando que a escola é um lugar seguro para a criança estar.

Durante o debate, os participantes pontuaram a integração entre os setores da educação, assistência, saúde e principalmente o suporte jurídico que vem contribuindo de forma bastante eficaz nos resultados.

Texto e foto: Josy Caetano / Secretaria de Educação