Educação e Conselho realizam o 2º Seminário do Idoso

O Seminário do Idoso, realizado no Ciecc, apresentou ações das escolas municipais durante o ano voltadas aos cuidados com os idosos

6 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação e do Conselho do Idoso, realizou nesta quinta-feira (6/12) o 2º Seminário do Idoso, no auditório do Ciecc (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura).

Durante o evento, escolas municipais de Rio Preto apresentaram ações realizadas ao longo do ano letivo com o objetivo de promover o respeito e a convivência de jovens com pessoas da terceira idade.

“Este é um trabalho que valorizo muito. As práticas desenvolvidas nas unidades escolares envolvem não apenas temas de conhecimentos, como leitura, escrita e matemática, mas também a formação de competências e habilidades socioemocionais. As experiências aqui narradas de respeito ao idoso são fantásticas”, afirma a secretária de Educação, Sueli Costa, que participou do seminário.

Seis escolas tiveram a oportunidade de detalhar os projetos realizados ao longo do ano. Na escola Deputado Arlindo dos Santos, por exemplo, o projeto “Minha Tradição” levou familiares à unidade, idosos compartilharam experiências de vida com as crianças, que tiveram contato ainda com brinquedos de madeira como bilboquês, pernas de pau e pião, criado por um dos visitantes.

Na escola Oldemar Stobbe, o projeto foi proposto a partir de uma matéria de jornal que narrava as dificuldades de idosas ameaçadas por filhos usuários de drogas. A professora Roselaine Batista propôs aos alunos que escrevessem uma redação falando como poderiam ajudar aquelas idosas.

A atividade evoluiu para outros debates e culminou com uma visita ao Lar São Vicente de Paulo, onde as crianças fizeram a entrega de alimentos e produtos de higiene e conversaram com os idosos. “Durante a visita, conversamos com os idosos e eles foram bem gentis com a gente. Alguns que contaram histórias engraçadas. A maioria das pessoas se emocionou também porque tem o lado triste. Você pensa que poderia ser você ou sua mãe deixada lá”, afirma o estudante Vítor Henrique Ferreira, de 10 anos.

As práticas para promover a integração entre gerações são previstas no plano escolar proposto pela Secretaria de Educação e estão alinhadas com o Estatuto do Idoso.

Daniel Martins