Educação promove Seminário de Boas Práticas no teatro Paulo Moura

Este ano foram 97 trabalhos inscritos e destes quatro foram selecionados por uma comissão técnica

23 de outubro de 2023

Nesta segunda-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o 4° Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil, voltado para os professores, gestores da rede e convidados. No total, foram mais de 1.800 pessoas que lotaram as poltronas do teatro Paulo Moura no Complexo Swift de Educação e Cultura.

O público acompanhou as palestras, as apresentações orais e depois no salão, ao lado do teatro, foram montados espaços de leituras e de exposições onde foi possível conhecer melhor por meio dos banners, os projetos selecionados.

“Este ano foram 97 trabalhos inscritos, destes 97 uma comissão técnica selecionou quatro trabalhos, três apresentações de professores e uma apresentação de um gestor, do coordenador pedagógico que é uma prática institucional da escola”, diz a coordenadora de políticas públicas da SME, Leandra Justo Herrera.

O evento é formativo e serve para apresentar as boas práticas realizadas na rede. São práticas ligadas a formação realizada com professores e gestores nos últimos dois anos, principalmente no segundo semestre de 2022 e agora no primeiro semestre de 2023.

Nesta segunda-feira, 23, o tema foi voltado para a Educação Infantil, para creches que trabalham com bebês de 0 a 3 e pré-escola com crianças de 4 e 5 anos. Também foram convidadas para participar todas as creches parceiras, que participam do seminário com os seus professores.

“O seminário de boas práticas é um momento de encontro dos professores da nossa rede e dos gestores onde eles vão fazer circular todas as práticas que no dia a dia acontecem nas escolas da nossa rede. Então, este é o momento em que as pessoas vão partilhar conhecimento, vão trocar experiências, vão ampliar o seu conhecimento daquilo que é discutido durante todo o ano letivo na formação de professores e coordenadores pedagógicos de São José do Rio Preto”, explica assessora de secretaria Rosycarmem Pontes Gestal Álvares.

Lucila Almeida, que presta assessoria para a equipe de formação da Educação Infantil. Diz que o evento é fundamental para que as professoras repensem suas práticas. “Ele tem muita qualidade porque são professores, coordenadores falando sobre o seu trabalho, então é a ideia de que dá certo, de que é possível mudar a prática de bebês e de crianças”.

Ela diz que o evento é fundamental porque ele não aconteceu só hoje, ele vem ao longo de um ano, um projeto de formação em que tem uma aquisição de um kit de livros para as escolas, esses livros foram apresentados e discutidos em formação, assim como todo o trabalho da literatura, da mediação, de organização de contextos, então ele vem acontecendo ao longo do ano. “Hoje ele é a celebração, são professores falando sobre a sua prática, professor falando para outro professor de que é possível mudar a prática do dia a dia de bebês e crianças e aí isso é fundante”, diz Lucila Almeida.

“Eu concordo com o que professor Antônio Nóvoa disse na semana passada de que ‘santo de casa faz milagres’, o que eu vi aqui hoje foram boas práticas, professores que estão pensando e acreditando que bebês pensam e existem, professores que estão se perguntando sobre a sua prática, então refazendo e repensando o seu olhar, coordenadora que tem ciência do seu papel de formador, formadores que trabalham o ano inteiro para que isso pudesse acontecer”, explica a assessora da equipe de formação.

Ela acrescenta: “Fora que eles cuidaram de um padrão de estética, os banners estão lindos, o espaço está bem cuidado, então não é um espaço em que eu só vou mostrar o banner, mas é um espaço realmente de leitura, eles pensaram nos contextos, pensaram na estética, porque literatura é estética, a literatura é arte, a possibilidade da gente se pensar como humanos, então eu queria parabenizar especialmente aos formadores que fizeram isso aqui acontecer e toda a equipe”.

Para ela, o papel desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação é vital para todo o processo. “O professor sozinho não faz Verão, então ter uma secretaria de Educação que investe na compra dos livros, no papel formativo, isso é fundante para que isso tudo dê certo, é um triângulo, a comunidade, os professores e o poder público. Para cuidar de gente precisa de gente comprometida com gente, gente comprometida e entendendo que eu sou gente desde bebê, então bebê é humano, então ele é cidadão de direitos, então ele tem direito a uma literatura de qualidade, a professores de qualidade então o que a gente está vendo aqui é uma gestão que está vendo e pensando em humanos e se relacionado como humanos”, exalta a educadora Lucila Almeida.

Texto e fotos: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação