Educadores recebem formação do projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada

Projeto amplia as possibilidades de formação musical para mais de 30 mil crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental

26 de março de 2019
Abertura do Projeto Palavra Cantada no Teatro Paulo Moura. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (25/3) à formação de educadores no projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada, para atender turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Ciclo 1 (1° a 3º anos).

O projeto irá alcançar cerca de 18,3 mil alunos da Educação Infantil (até 5 anos) e 11,7 mil estudantes Ensino Fundamental (6 a 8 anos), totalizando mais de 30 mil crianças, em 132 escolas municipais. Aproximadamente 1,6 mil professores terão acesso ao material. O evento de abertura da formação, realizado pelo grupo de brincantes do Palavra Cantada no teatro Paulo Moura, foi assistido por cerca de 2 mil educadores, entre professores e coordenadores, divididos em duas sessões.

As escolas vão receber material pedagógico, com CDs, DVDs e livros, que trazem brincadeiras musicais e corporais. O material tem o propósito de ampliar o acervo das escolas e dar repertório aos professores em seu planejamento. Assim, os alunos terão acesso a experiências musicais e sonoras nas escolas.

“Demos início hoje ao processo de formação. Vamos mostrar os livros, as atividades, explicar como aplicar esse material que reúne ações lúdicas para que os professores desenvolvam conhecimentos musicais com os alunos. Essas atividades vão ajudar em outras áreas do conhecimento, como a matemática, a língua portuguesa e também na coordenação motora e nas relações humanas”, conta Daniel Ayres, um dos autores do livro Brincadeiras Musicais e integrante dos brincantes do Palavra Cantada.

“A Secretaria de Educação fez este investimento na formação dos professores, potencializada por material muito bom, para que eles vivenciem a experiência com a música e se apropriem das cantigas, das danças, dos instrumentos musicais, a fim de possibilitar às crianças tudo aquilo que o currículo escolar pede em relação à musicalização”, afirma a secretária Sueli Costa. Ela ainda destaca que a formação musical é essencial para potencializar os processos educacionais. “Há uma ampliação do ensino e da aprendizagem, com o desenvolvimento psicomotor e da concentração”, completa.

A Secretaria de Educação investiu mais de R$ 1,1 milhão na formação e na compra do material didático, que já foi distribuído para as escolas e já começa a ser utilizado. O projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada foi integrado à formação continuada promovida pela secretaria.