Em palestra, professor português destaca ‘gesto humano’ da Educação

Tecnologia é importante, mas nada substitui a educação como encontro humano, como gesto coletivo, diz o professor Antônio Nóvoa

16 de outubro de 2023
Secretária Fabiana Zanquetta representando os dirigentes educacionais de 101 municípios

Nesta segunda-feira, 16, o teatro Paulo Moura localizado no Complexo Swift de Educação e Cultura, foi palco para a realização do Encontro Regional de Educadores e Lideranças da Educação Pública promovido pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) São Paulo.

Dirigentes educacionais do polo da macrorregião 11, que abrange 101 municípios, participaram do evento que contou com a presença de Antônio Nóvoa, professor português e doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea.

Em entrevista após o evento, Antônio Nóvoa, considerado uma das maiores referências na Educação, destacou a importância do trabalho coletivo, a importância das pessoas na transmissão do conhecimento.

“Educação é um gesto humano que se faz em conjunto com os outros, nós podemos aprender muitas coisas sozinhos, podemos aprender a ler um livro, podemos aprender na internet, podemos aprender com a tecnologia, mas para nos educarmos precisamos dos outros, eu para me educar eu preciso do outro, da outra pessoa, do outro colega, do mestre, do professor”, diz.

O professor falou também da realidade pós-pandemia, em que a educação a distância ganhou muito espaço. Mesmo com a tecnologia, ele reforça a importância do trabalho conjunto, do convívio com as outras pessoas, e deixa claro que educação é uma coisa e aprendizagem é outra.

“A educação é um gesto humano que se faz coletivamente, não há educação individual, há a aprendizagem individual, mas a educação é muito mais do que só aprendizagens e essa educação que se faz em conjunto é uma educação central para conseguirmos ainda tentar uma humanidade em comum, uma humanidade em comum em paz com o planeta e em paz com os outros, em paz com a terra e em paz com o restante da nossa humanidade e isso é central, porque já não temos nas nossas sociedades nenhuma outra instituição onde este trabalha em comum, onde este encontro, onde este viver em comum , em conjunto , juntos se possa fazer. É uma das grandes missões da educação no nosso século”.

Para Nóvoa, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e reitor honorário da mesma universidade, a tecnologia é importante, mas sozinha não é a solução.

“Eu posso dizer que as tecnologias são importantes, nós vivemos num mundo de cultura digital, então a tecnologia é importante, mas a tecnologia não é a solução para nenhum problema, muitas vezes até ela cria mais problema do que aqueles que resolve, cria mais exclusões do que aquelas que resolve, cria mais desigualdade do que aquelas que resolve, então a tecnologia é importante, é uma ferramenta importante, mas ela não é nenhuma solução”, afirma.

Ele acrescenta: “A solução para educação está no encontro entre nós e no encontro com o conhecimento, e no encontro juntos, e no encontro humano usando também a tecnologia, sim, tenho certeza de que sim, mas nada substitui a escola, nada substitui os professores, nada substitui a educação como encontro humano, como gesto coletivo em que juntos trabalhamos uns com os outros”. Nóvoa é autor de mais de 150 publicações editadas em 12 países.

O encontro também contou coma participação do Diego Moreira que ministrou palestra sobre “Os desafios da gestão: Planejamento, profissionalização e processos. A organização escolar entre o administrativo e o pedagógico”.

Texto e fotos: Cristiano Furquim