Em reunião, governo presta conta de 1.000 dias de administração

Prefeito de Rio Preto destaca trabalho em equipe e revela dados em caderno com 200 páginas

20 de outubro de 2023

Na marca dos 1.000 dias da administração municipal 2021-2024 completada no final de setembro, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, fez nesta sexta, 20, encontro de prestação de contas com a presença de secretários, dirigentes de autarquias e departamentos, vereadores e imprensa. Com dados do período, o governo entregou caderno especial de 200 páginas, e enumerou destaques da gestão, que nos últimos anos elencou mais de 600 obras, metade a partir de 2021, sendo que mais de 120 estão em fase de finalização.

No encontro, o prefeito reforçou a força do “trabalho em equipe” e convidou secretários para falar sobre suas respectivas pastas, além de detalhar o levantamento preparado pela equipe da Secretaria de Comunicação Social.

“O trabalho foi feito em todas as áreas. Avançamos muito em construção de escolas, novas vagas, creche, ensino fundamental; na saúde, ampliamos muito, tivemos a construção do primeiro hospital municipal da cidade, UBSs novas, e temos o aspecto sempre importante da mobilidade urbana, da criação da secretaria de segurança, do bem-estar animal, preocupação com o meio ambiente, infraestrutura, entre outros projetos”, disse Edinho.

Os principais destaques do período começam literalmente pelo berço: segundo a Fundação Seade, o número de mortes de bebês a cada mil nascimentos em Rio Preto caiu de 12,96 para 5,39 em duas décadas, índice próximo ao de países como Dinamarca (3,13), Canadá (4,51) e Estados Unidos (5,82). A atual taxa de mortalidade infantil em Rio Preto é a menor do Estado de São Paulo entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

A Saúde recebe investimento pesado em todas as faixas etárias, do berço à melhor idade. Inaugurado há um ano, o Hospital Municipal Domingo Braile é uma das principais marcas do período. Em paralelo, a Prefeitura construiu quatro UBSs, chegando a 29 unidades.

O saneamento básico é exemplo nacional. Reflexo da atuação primorosa do Semae, a cidade tem o melhor saneamento do País, conforme estudo do Instituto Trata Brasil. “E o grande projeto futuro agora é trazer água do rio Grande”, afirmou o prefeito, acrescentando: “O poder público está ao lado da iniciativa privada, do serviço, da área médica, do agronegócio. É um trabalho continuado, de união entre o poder Executivo, o Legislativo e a sociedade civil”.

Entre os destaque do balanço dos 1.000 dias estão o anel viário de 35 quilômetros, construção de viadutos e ampliação de vias e travessias, aprimorando a mobilidade urbana. Entregue em fevereiro de 2022, a duplicação da BR-153 no trecho urbano deixou no passado um longo período de transtorno, perigo e mortes.

Mediante investimento superior a R$ 47 milhões, foram construídas quatro escolas e outras 55 unidades receberam ampliação e modernização. A merenda escolar de qualidade é sustentada na parceria entre Educação e a Agricultura que, por sua vez, acaba de promover edição histórica nos 60 anos da Expo.

O Centro foi revigorado e o Mercadão, reformulado, é local democrático, de convivência, comércio, cultura e lazer. O terminal rodoviário está em fase final, com estrutura modernizada, por mais segurança e conforto dos passageiros.

Foram recuperados tradicionais ginásios de esportes, a pista de atletismo do Eldorado e a Cidade da Criança, e foram construídas arenas poliesportivas. Na Cultura, houve a maior reforma em 50 anos de história do Teatro Humberto Sinibaldi. Foi ampliada a estrutura assistencial, com equipamentos e amparo a moradores em situação de vulnerabilidade.

O município chegou a mais de 3,5 mil casas populares no período e foram entregues títulos de regularização fundiária a proprietários de imóveis em antigos loteamentos, beneficiando mais de 7 mil moradores. E segue acelerada a finalização do projeto Favela Marte 3D.

Lançou-se um olhar diferenciado à segurança pública, com a criação de nova secretaria, e às políticas públicas para as mulheres e pessoas com deficiência e em defesa da igualdade. Rio Preto está aprimorando o suporte tecnológico a todas as áreas do governo, apostando em inovações e na qualificação profissional, em parceria com o empreendedorismo e múltiplos setores da sociedade.

O setor de comunicação do governo fez circular mais de 18 mil notícias e muita prestação de serviço em formatos multimídia, com transparência. As ouvidorias municipais mantidas pela Prefeitura receberam 34.140 manifestações desde 2021. O prazo para resposta é de 30 dias, contados do recebimento da manifestação, mas em 2022, o tempo médio geral das Ouvidorias foi de 12 dias.

Confira o PDF do caderno dos 1.000 dias

Números dos mil dias