Emurb inicia numeração de vagas do E-digital

Novidade impedirá motoristas de usarem as vagas por tempo acima do regulamentar

29 de junho de 2020

A Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) iniciou o processo de numeração das vagas do estacionamento rotativo no Centro de Rio Preto e no bairro Redentora. Essa identificação é necessária para a implantação de mais uma etapa da instalação do sistema Estaciona Digital (E-digital), que controla o uso do estacionamento público na cidade.

Com a numeração, os motoristas não conseguirão mais acionar novos tíquetes após terem usado a vaga pelo tempo máximo, que é de duas horas no Centro e três na Redentora.

O diretor-superintendente da Emurb, Rodrigo Juliano, adiantou, no entanto, que a restrição automática ao uso das vagas só será colocada em funcionamento em dezembro para incentivar a rotatividade durante as compras de fim de ano. “Na hora de acionar o tíquete, o motorista terá de informar o número da vaga. Caso já tenha extrapolado o tempo, haverá a recusa no próprio sistema e o usuário terá de tirar o carro da vaga”, explica.

Atualmente, esse controle é feito em forma de orientação pelos fiscais que atuam no Estacionamento Digital. “Quando o agente nota que a pessoa já utilizou pelo tempo máximo, informa a situação e pede para o motorista fazer a troca”, explicou.

A numeração das vagas já estava prevista no projeto inicial do novo sistema, que agora segue para fase de conclusão. De acordo com a Empro – empresa pública responsável pela criação de monitoramento do E-digital – já são 63,7 mil usuários cadastrados desde o lançamento no sistema, em dezembro de 2018.