Encontro com doadores encerra pré-Conferência de Segurança Alimentar

Diálogos com produtores, entidades sociais, empresariado e demais agentes vão embasar discussões da Conferência que acontece na próxima semana

18 de maio de 2022

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto e o COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar realizaram nesta quarta-feira (18), no auditório do Recinto de Exposições, o terceiro e último encontro de pré-Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Participaram os arrecadadores e doadores de alimentos ao Banco Municipal, que é responsável pelo processamento e distribuição de cestas de hortifrútis às famílias vulneráveis e entidades que atendem pessoas em situação de pobreza.

“Entendemos que essa parceria é muito positiva, pois atende a necessidade do Banco, ajuda diretamente a comunidade em que nossa empresa está inserida e ainda reflete na boa relação com nossa clientela, que valoriza a ação social e o combate ao desperdício de alimentos”, comentou o gerente de uma rede de supermercados, que pediu para não ser identificado.

Na sexta-feira (13/5), um primeiro encontro reuniu pequenos produtores que abastecem os programas municipais por meio de ações de fomento à agricultura familiar.

O segundo encontro foi na terça-feira (17/5), com associações e entidades que operam a entrega de alimentos à população socialmente vulnerável, além de agentes do poder público e afins.

Todas as reuniões incentivaram o diálogo entre os agentes que participam das ações de segurança alimentar e nutricional, buscando identificar as maiores dificuldades e acolher sugestões de melhorias.

As informações colhidas irão embasar as discussões dos grupos de trabalho que serão realizados na 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para 26 de maio, no Instituto de Pesca.

Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Com o tema “Agricultura Familiar como agente de transformação na alimentação saudável e o caminho para a erradicação da fome”, a Conferência vai reunir representantes da sociedade envolvidos e interessados no assunto, a fim de promover um debate amplo e democrático para construção das bases do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSan).

O documento deverá propor projetos e ações que vão determinar a política pública a ser desenvolvida pelo município nos próximos anos.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo site riopreto.sp.gov.br/confsan, onde também estão todas as informações sobre a conferência.

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Data: 26 de maio de 2022
Hora: 7h45 às 17h
Local: Instituto de Pesca, avenida Aberlado Menezes