Encontro em Rio Preto completa atividades do Mês da Pessoa Idosa

Atualmente 19% da população de Rio Preto tem mais de 60 anos

30 de outubro de 2023

A ação que marcou o encerramento das atividades do mês da Pessoa Idosa e dos 20 anos da aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa foi realizada no Clube do Lago nesta segunda-feira, dia 30. Um momento de muita alegria e interação, com a participação de pessoas atendidas nos serviços da Assistência Social e no Projeto Longevidade Saudável.

Conforme aponta o Censo de 2022 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – a população rio-pretense está envelhecendo, assim como no Brasil. Os dados mostram que o número de idosos em Rio Preto passou de 56.337 pessoas (13,8% da população) para 89.391 habitantes nos últimos 12 anos, ampliação de quase 19%.

Diante disso, essa temática demanda atenção contínua do poder público na oferta de serviços que visam o envelhecimento saudável, a qualidade de vida e a prevenção de situações de risco social e violações de direitos.

O prefeito Edinho Araújo destacou a importância do trabalho envolvendo todas as secretarias no atendimento às pessoas idosas. É um impacto muito positivo para a saúde física e mental da pessoa idosa, estimula a longevidade e resgata essas pessoas do isolamento social. “Esses eventos são muito importantes e mostram como nosso município é inclusivo”.

Durante todo o mês foram realizadas atividades como caminhadas, apresentações culturais, rodas de conversa, brincadeiras que resgatam as memórias e  valorizam as experiências vividas. As ações com foco na convivência familiar e comunitária são de extrema importância para o desenvolvimento de capacidades e potencialidades para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

O projeto “Longevidade Saudável” é desenvolvido pela Associação de Reintegração Assistencial (ARA) e operacionalizado pela Secretaria de Assistência Social. É importante desenvolver atividades que estimulam o poder de decisão e de escolha, contribuindo para o alcance da autonomia e protagonismo das pessoas idosas.

“A participação em ações que contribuam no processo de envelhecimento saudável, de autonomia e de sociabilidade é necessária para o fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de situações de risco social”, falou a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.

Participaram do evento, que reuniu cerca de mil pessoas, as secretarias do Meio Ambiente, com a distribuição de mudas; da Saúde com entrega de preservativos e testes rápidos; da Cultura com a biblioteca móvel; da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, do Bem-Estar Animal e do Esporte com orientações diversas.

Texto: Secretaria de Assistência Social
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto