Escola de Gestão Pública tem curso de “Tecnologias de Geoprocessamento – nível introdutório”.

A proposta é oferecer capacitação para os colaboradores que desejam conhecer o geoprocessamento, promovendo a inclusão digital e incentivando a […]

15 de julho de 2021

A proposta é oferecer capacitação para os colaboradores que desejam conhecer o geoprocessamento, promovendo a inclusão digital e incentivando a utilização de recursos tecnológicos capazes de auxiliar em suas atividades.

Objetivo: Capacitação dos servidores municipais em Tecnologias de Geoprocessamento – nível introdutório.

O curso será ministrado pelo educador interno Marcos José da Silva Bastos Filho, graduando em Ciências Econômicas, graduado em Tecnologia e Gestão de Negócios com pós-graduação na área de Gestão de TI. Coach profissional e líder coach com cursos complementares em vendas. Habituado a trabalhar com metas, prazos e gestão de equipes. No setor público, ampla experiência em gestão de projetos, tendo gerenciado cerca de 30 projetos nos últimos 4 anos, entre eles a implantação do Sistema de Informações Geográficas (https://sig.riopreto.sp.gov.br/) amplamente utilizado na atualização do Plano Diretor do município de São José do Rio Preto. Conhecimentos avançados: pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook), gerenciamento de projetos, PMBOK, Scrum, geoprocessamento, business intelligence, smart cities e Internet.

Público-alvo: servidores do município que possuem conhecimento básico em informática.

Local: Plataforma Zoom.

Turma 2 – 10/8/2021 (terça-feira) – Horário: das 14h às 17h

Inscrição: https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/inscricao.php/inscricao?id=IyxDMFEKYAo=

Vagas: 35 vagas por turma

Lista de Espera: https://forms.gle/YcMjLY3P7rUPzV346

CONTEÚDO:

• Definição de geoprocessamento
  • História
  • Sistema de Informação Geográfica (SIG)
  • Aplicações

CONHECENDO O GOOGLE EARTH

• Desenho e tipos de feições
  • Pastas
  • Histórico de imagens
  • Arquivos KML/KMZ
  • Passeio e criação de filmes
  • Ferramentas de medição
  • Exportação de informações
  • Rotas

GEOPROCESSAMENTO NO MUNICÍPIO DE RIO PRETO

• Portal SIG
  • Mapas Digitais de São José do Rio Preto
  • Legenda
  • Camadas
  • Janelas de informações
  • Galerias de mapa base
  • Desenho
  • Medição
  • Impressão
  • Informação

Informações EGP:

Para conhecimento, segue trecho da Lei Complementar 437/2014, que institui a Escola de Gestão Pública, referente à desistência dos cursos oferecidos:

Art. 4º.

• 3º A desistência prévia da participação nas atividades promovidas pela Escola de Gestão Pública deverá ser comunicada à respectiva chefia que justificará a direção da escola no prazo mínimo de cinco dias úteis antes do início da atividade.
  • 4º Ao servidor inscrito que não comparecer às atividades e que não comunicar a desistência, conforme previsto no parágrafo anterior, será aplicada advertência pela chefia, ficando vedada a sua participação em qualquer atividade da Escola de Gestão Pública durante o período de seis meses seguintes.
  • 5º O servidor participante das atividades que venha a desistir deverá apresentar perante a direção da escola justificativa fundamentada e endossada pela chefia ficando, caso contrário, sujeito ao disposto no parágrafo anterior.

Antes de realizar sua inscrição, confira sua disponibilidade nas datas e horários e peça a permissão do seu superior imediato para participação.

Em caso de imprevistos, o cancelamento da inscrição poderá ser realizado, observando a legislação apresentada.

Emissão de certificado:

Art. 7º Os certificados de participação nas atividades de desenvolvimento previstas nesta Lei Complementar serão fornecidos pelo prefeito em conjunto com o responsável pela Escola de Gestão Pública.

• 1º Serão fornecidos certificados aos participantes com aproveitamento e que tiverem 100% de frequência na atividade, admitido o percentual de no mínimo 75% nos casos de abono de faltas.

Comunicação EGP com os inscritos:

Fiquem atentos ao inserir seu e-mail na inscrição, ele é o nosso canal de comunicação. Informe um e-mail que acesse frequentemente.

Todas as informações do curso serão enviadas através do e-mail, como link de acesso, recados importantes e mais informações pertinentes ao curso.